Seguindo as diretrizes de reabertura definidas pelo governador Camilo Santana, com limitação de capacidade de 50% (cinquenta por cento), o Museu da Fotografia Fortaleza está reaberto para visitação, de terça a domingo, das 12h às 17h. Durante a visita ao Museu, é possível conhecer as exposições O Olhar Não Vê. O Olhar Enxerga. e Não Danifique os Sinais, com curadoria de Diógenes Moura. As mostras são de longa duração, reunindo cerca de 370 obras, coloridas e em preto e branco, que cruzam muitas décadas e períodos da história da fotografia. São experimentos, a forma como olhamos o outro, paisagens, retratos, o corpo, os limites entre cidade, existência e abandono.
O OLHAR NÃO VÊ. O OLHAR ENXERGA. trata de humanidades, começando com retratos em plano fechado, retratos de época, depois passando por retratos em planos abertos, possui uma seleção de imagens de interior e exterior, passa pelo corpo, pela natureza do homem e pela natureza da terra, também por ensaios, arte e religiosidade, até chegar a experimentos mais modernistas, reunindo fotografias brasileiras e estrangeiras. Em NÃO DANIFIQUE OS SINAIS, poderá ser encontrada uma esfera mais política, mais agonizante socialmente, porque começa com o desastre em Mariana – MG, passa por conflitos do homem pelo homem trazendo, também, imagens de Serra Pelada, ensaios provocantes em relação ao país, desastres ecológicos, imigrantes, chegando à Ditadura e terminando no Cangaço, que precede uma epígrafe poética.
Saiba mais sobre o Museu da Fotografia Fortaleza
Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 4 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de exposições de longa duração, além de mais outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu nos Bairros e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).