Em 2023, Madrid pode juntar mais três restaurantes com estrelas Michelin em sua cartela de estabelecimentos premiados, que hoje somam 151 ao total (entre eles estão os que possuem a recomendação prestigiada). As estrelas Michelin atestam a qualidade dos restaurantes, os colocando em rotas do Turismo Gastronômico e promovendo a divulgação dos melhores sabores mundo afora.
Confira quem são os três novos premiados da capital da Espanha:
RavioXO
Clique aqui para acessar o site.
O que diz o Guia Michelin: O chef Dabiz Muñoz diz que o RavioXO é “o luxo da hora de comer”, uma metáfora perfeita para expressar o artesanato que nesta proposta, casual e totalmente dedicada ao mundo da massa, se realiza na preparação de cada massa, cada recheio, cada molho… Sempre com base nas melhores matérias-primas.
As amplas instalações, situadas junto ao espaço gourmet do El Corte Inglés de Castellana e com uma cuidada estética a cargo do atelier Lázaro Rosa-Violán, são dirigidas pelo chef Balo Ortiz, que segue as orientações dadas por Dabiz no momento de cada elaboração. A proposta, exclusivamente à la carte, assenta em preparações que têm sempre alguma massa, mas também uns maravilhosos dumplings de autor e alguns dos pratos de maior sucesso do chef madrilenho do DiverXO.
Ugo Chan
Clique aqui para acessar o site.
O que diz o Guia Michelin: Um restaurante contemporâneo, com cozinha aberta, dois bares e alma japonesa, que não deixa de ter personalidade; não à toa, sua proposta variada e mimada se baseia em pensamentos clássicos como o do filósofo grego Heráclito: “Ninguém pode se banhar duas vezes no mesmo rio”.
O chef Hugo Muñoz, que brinca com o nome do local, recordando a alcunha que o avô lhe deu quando ainda era muito jovem (“Hugochan”, semelhante a Huguito), defende uma cozinha japonesa onde o produto da época é o protagonista , modulando-o de forma divertida com detalhes de outras culturas e, acima de tudo, com alusões aos ícones da culinária madrilenha (como a tripa madrilenha Gyoza ou sua versão dos Soldadinhos de Pavía). Eles oferecem um menu Omakase que eles fazem com base no seu gosto e apetite!
Zuara Sushi
Clique aqui para acessar o site.
O que diz o Guia Michelin: Um dos bares de sushi mais interessantes da capital!
O estabelecimento, não isento de um certo pedigree por ocupar as antigas instalações onde o DiverXO começou a brilhar, apresenta-se com um ambiente nipo-minimalista e uma sala onde o bar japonês em forma de “U” monopoliza todo o destaque, já que nele David Arauz atua como “itamae” quando se trata de oferecer uma proposta respeitosa com a técnica japonesa mas fiel a um extraordinário produto nacional.
Encontrará dois menus interessantes (Zuara e Shibui), ambos com piscadelas de autor, sabores umami de sucesso e alguns nigiris maravilhosos, porque neles o ponto do arroz é simplesmente perfeito (compacto no nigiri e solto na boca). Curiosidades? O nome do lugar esconde um pequeno jogo de palavras, bom… É o sobrenome do chef ao contrário!
Todos eles receberam uma estrela Michelin, que representa uma cozinha de grande nível.