Sempre buscando o desenvolvimento social das comunidades onde atua, o Grupo Aço Cearense tem uma história com mais de 40 anos de gestão socialmente engajada. Dentro desta perspectiva, nasceu, há 12 anos, o Instituto Aço Cearense, que desenvolve um trabalho que fortalece o terceiro setor, atuando em ações de cunho social, educacional, esportivo e de empreendedorismo do Grupo.
Desde a sua fundação, o Instituto Aço Cearense já beneficiou 160 mil pessoas, com mais de R$ 23 milhões investidos, atendendo um total de 224 entidades sociais. A instituição está presente em três estados brasileiros onde atuam as empresas do Grupo: no Ceará, onde estão localizadas as empresas Aço Cearense Comercial e Aço Cearense Industrial; no Pará, onde se situa a SINOBRAS; e no Tocantins, estado onde fica a SINOBRAS Florestal.
O trabalho do Instituto vai além de oferecer aporte financeiro para entidades que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade. Além das instituições amparadas, realiza campanhas nas empresas do Grupo para a realização de ações solidárias, como arrecadação de roupas, alimentos, presentes e notas fiscais. O trabalho social é um esforço conjunto para que a sociedade cresça, desenvolvendo pessoas por meio da promoção da cidadania, da reabilitação e da reintegração ao tecido social.
Além disso, o Instituto Aço Cearense também apoia alguns nomes que se destacam no esporte. Conheça esses atletas e o que eles fazem:
– Luiz Gustavo, atleta da natação que participará dos Jogos Escolares 2022. A competição acontecerá em novembro, no Rio de Janeiro, onde irá acompanhado pela delegação do Ceará. Ele também participará do Brasileiro Infantil, que será realizado em Belém, no Pará.
– Jonathan Benvindo, atleta do karatê. Suas últimas competições foram no Campeonato Sulamericano de karatê, onde disputou na categoria sub 21, no Equador. A competição o classificou para o Panamericano que aconteceu no México e agora o próximo desafio será o Campeonato Mundial que acontecerá na Turquia, de 26 a 30 de outubro.
– Gilberto Silva, paraciclista que já recebeu vários títulos, entre eles: o 3° lugar no contrarrelógio e o 2° lugar na prova de resistência, na Copa Brasil João Pessoa- PB, realizada nos dias 24 e 25 de setembro. O atleta também participou da prova Nacional da Elite, que ocorreu em São Paulo, sendo campeão por equipe nos Jogos Abertos, em São Benedito. E a última conquista do Gilberto foi como campeão de uma etapa cearense da maratona MTB, realizada em Sobral.
Luciana Rabelo, coordenadora do Instituto, destaca: “Nós investimos nas pessoas quando o propósito ainda é um projeto. Crescemos quando os nossos apoiados crescem, ficamos mais fortes quando os meninos que sonham em ser atletas profissionais realizam seus sonhos e chegam ao podium, virando inspiração para outras pessoas. É uma gratificação para nós vermos a satisfação deles e principalmente, contribuir para uma sociedade melhor. Afinal, a prática de esportes distancia eles das oportunidades negativas que o mundo proporciona com tanta facilidade”.
O Instituto Aço Cearense também acompanha os projetos patrocinados pelas empresas do Grupo Aço Cearense, por meio das leis de incentivos federais. Atualmente, são 13 projetos em execução, com um investimento de mais de 2 milhões, beneficiando mais de 23 mil pessoas.