Exposição de artes em velas de jangadas abre a programação neste domingo (12), na Beira Mar. Webdoc inédito que mostra a cultura alimentar de Icapuí, com a participação da chef Van Régia, também é um dos destaques do encontro
O Povos do Mar, acontece de 12 a 16 de dezembro, em formato híbrido. Na programação, uma série de atividades com o objetivo de compartilhar e, principalmente, valorizar vivências, práticas, sabores e saberes tradicionais.
A 11ª edição do Encontro tem início no domingo, dia 12, às 8h, na Enseada do Mucuripe, com a tradicional regata de jangadas. E, pelo segundo ano seguido, o público presente vai poder conferir a exposição Aquavelas, que promete levar cor e arte ao nosso litoral. Isso porque 11 artistas plásticos foram convidados a colorir as velas destas jangadas, que, primeiramente, vão ficar expostas para, em seguida, passearem pela orla de Fortaleza, podendo ser vistas a cerca de 200 metros da margem, navegando em direção ao Rio Ceará.
Além de Mano Alencar, Edmar Gonçalves, Zé Tarcísio, Totonho Laprovitera, Almeida Luz e Andrea Dall’Olio, Vando Farias e Julio Silveira, que participaram do Aquavelas em 2020, também vão estar na exposição este ano. Soma-se ao coletivo Hélio Rola, Ana Débora e Luiz Freire. A partir de referências artísticas e pessoais, neste ano, esses 11 nomes vão levar para as telas elementos que traduzam, entre formas, traços e texturas, a importância da defesa dos oceanos e da vida marinha.