Quais são os equipamentos turísticos mais procurados? E os que necessitam de desenvolvimento? Qual perfil do turista que vem à cidade? E quanto tempo ele passa na capital cearense? Essas são algumas das perguntas que vão ser respondidas através do levantamento de dados e estudos do Observatório do Turismo de Fortaleza. A implantação do equipamento foi assinada nesta quarta-feira (18), pelo secretário de turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, e o Diretor do Grupo Portfólio, que venceu a licitação, Cássio Germano.
Fortaleza é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Segundo o secretário da pasta, Alexandre Pereira, a capital cearense liderou a procura no último período de férias, em julho. Para um setor bem estruturado, que movimenta 54 elos da cadeia produtiva da cidade, o máximo de informações é essencial para o melhor desenvolvimento. E é esse o principal papel a ser desempenhado pelo Observatório do Turismo de Fortaleza, que vai traduzir em números, dados importantes para o setor. “O observatório vai dar observações precisas e seguras para que sejam tomadas decisões referentes às políticas públicas”, destaca Alexandre.
O equipamento funcionará na Praia de Iracema e contará com uma equipe de profissionais especializados, como turismólogos, economistas e estatísticos. O diretor do grupo responsável pela implantação, Cássio Germano, contou que o Observatório vai desenvolver uma metodologia de pesquisa própria para que se tenha acesso aos dados de maneira confiável e rápida. Ele destacou que as informações estarão disponíveis na Internet para que sejam acessadas pelo público e entidades do turismo.
O prazo para implantação do Observatório do Turismo é de 12 meses.