A trilha Transmantiqueira, que corta os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, foi oficialmente incluída na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas). A decisão, publicada no último mês, observou regras como a identificação do propósito do percurso, a análise de estrutura e acesso e a conectividade das paisagens, entre outras. Com a nova adesão, já são quase 2.000 km de trilhas inseridas na rede.

Com cerca de 1.200 quilômetros de extensão, a Transmantiqueira inicia-se na cidade de São Paulo (SP), chegando a diversos municípios da região. Por um lado, o caminho passa pelo Parque Estadual da Cantareira e cruza dezenas de unidades de conservação até chegar na cidade mineira de Aiuruoca. Do lado oeste, a trilha adentra o Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais, e termina na famosa Janela do Céu, um dos pontos mais altos do local. Já ao norte, o percurso segue até o município de Itumirim (MG), passando antes pela Chapada das Perdizes e por Carrancas.
Com a ampliação das trilhas de longo curso brasileiras incorporadas à RedeTrilhas, espera-se promover a circulação de visitantes por unidades de conservação federais, estaduais e municipais; posicionar o Brasil como um destino competitivo no segmento de turismo de natureza; fomentar a segurança nas trilhas de longo curso do país e promover a educação ambiental para os usuários.