De Porto, Portugal, pelo jornalista Gustavo Freitas
Neste domingo, 28 de junho, se celebra o Dia do Orgulho LGBTI+. A data faz referência aos protestos de Stonewall (EUA, 1969) que se deram pelo fato de a população LGBTI+ precisar se rebelar para se manter viva e no seu direito de ser e estar socialmente. Esses protestos duraram cerca de três dias e chamaram a atenção do mundo para a discussão sobre a liberdade sexual bem como inspiraram outras manifestações.
Para quem não sabe, Stonewall não é uma cidade ou região. Mas um bar (The Stonewall Inn) que fica em Nova York. A rebelião se deu contra a violência gratuita da polícia que perseguia mulheres negras transexuais, especialmente, naquele lugar que era considerado um refúgio e ponto de encontro daquela população. Este episódio é considerado o marco inicial do movimento LGBTI+ organizado.
Em torno desta data são realizadas pelo mundo todo as Paradas pela Diversidade. Além de serem um momento de conscientização para os direitos das minorias sexuais, esses eventos celebrativos movimentam a economia e o turismo por onde passam.
A Parada LGBT de São Paulo, a maior do Brasil e do mundo, injetou na economia em 2019 quase R$ 300 milhões. Outras paradas que movimentam o turismo e a economia em seus países são a de São Francisco (EUA), Tel Aviv (Israel) e Toronto (Canadá). Com o apoio à diversidade há ganhos para todos e em vários setores. Desde a preservação da dignidade humana, passando pela redução da recorrência dessas pessoas aos sistemas de saúde e de justiça e os ganhos econômicos que os eventos trazem.
Este ano, dadas as circunstâncias por conta da pandemia do novo coronavírus, a Parada LGBT de São Paulo, bem como a de outros estados, aconteceu virtualmente. Durante a programação houve um tráfego de mais de 10 milhões de pessoas assistindo.
Apoiar a diversidade é nosso dever. E ,com isso, ganhamos todos!
Essa e outras notícias também podem ser acompanhadas pelas redes sociais da VemTambém! Acesse aqui.
A VemTambém apoia o movimento e o turismo LGBTQI+.