Conforme noticiou a Agência France-Presse, o premiê grego Kyriakos Mitsotakis afirmou que o país já está pronto para receber turistas de diversos países, na contrapartida de outros destinos europeus que enfrentam a segunda onda da pandemia. Todas as medidas de distanciamento social serão tomadas, bem como o reforço da segurança sanitária. A entrada poderá ser feita por via aérea, marítima e terrestre, a partir desta semana.
“Nossa prioridade é a segurança e a saúde” dos visitantes, acrescentou o chefe de governo, que foi a uma das ilhas mais turísticas da Grécia para lançar a temporada diante de um grande número de jornalistas e membros do governo.
Em um país onde o turismo é crucial para a economia, o governo lançou uma campanha promocional proclamando que “o verão grego é mais do que o mar e o sol, é um estado de espírito”.
Somente os aeroportos de Atenas e Thessaloniki estarão abertos para voos de cerca de trinta países, enquanto os aeroportos regionais, incluindo Santorini, serão inaugurados em 1º de julho.
O passageiro que for positivo para o Covid-19 terá que passar por um confinamento de 14 dias em um hotel administrado pelo Estado grego.
No Brasil, as recomendações seguem as mesmas: fique em casa e só saia caso precise, para serviços essenciais. A VemTambém segue as orientações da Organização Mundial da Saúde para combater a pandemia da Covid-19.