Cerca de 60 estabelecimentos ligados à cadeia do turismo já receberam o selo
A Prefeitura de Fortaleza está certificando, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), os estabelecimentos que compõem o trade turístico com o Selo Fortaleza Bilíngue. Instituído por meio do Decreto Nº 15.749, de 2023, alterado pelo Decreto N° 15.931, de 2024, o selo permite que estabelecimentos públicos e privados pertencentes à cadeia produtiva do turismo indiquem, nas suas fachadas, que possuem fluência em um segundo idioma – desde que 10% de seu quadro de atendimento ao cliente ou recepção estejam aptos para isso.
Até agora, cerca de 60 estabelecimentos já receberam a certificação, entre hotéis, pousadas, restaurantes, coworkings e agências de viagem. O selo indica que aquele determinado estabelecimento oferece atendimento em inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão.
“Mostrar que o nosso trade turístico está totalmente preparado para receber visitantes de todo o mundo só fortalece a nossa posição de destino consolidado”, destaca o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. “Ainda na primeira fase do Fortaleza Bilingue, um programa que impacta positivamente todos os fortalezenses, a Prefeitura também disponibilizou cursos voltados para os profissionais da cadeia do turismo, um setor vital para o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, complementa o gestor.
O Selo Fortaleza Bilíngue faz parte da segunda fase de implantação do Programa Fortaleza Bilíngue, coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), em parceria com as Secretarias Municipais da Educação (SME), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Turismo (Setfor) e da Juventude (Sejuv), além do Imparh e da Assessoria de Assuntos Institucionais.
Sobre o Fortaleza Bilíngue
Lançado em julho de 2023, o Fortaleza Bilíngue atua em três grandes eixos: com alunos e professores da rede pública de ensino, com profissionais do setor produtivo e com a população em geral. A meta do programa, que é uma política pública permanente, é, em 10 anos, ter metade da população jovem (até 29 anos) da cidade com um nível intermediário de um segundo idioma.
“Com o Fortaleza Bilíngue, a Prefeitura puxou para si o desafio de tornar a cidade mais acolhedora para o turista que vem de fora. Por isso, implantamos uma sinalização bilíngue nos principais pontos turísticos da cidade e agora estamos com o Selo Fortaleza Bilíngue, que é uma chancela para os estabelecimentos, restaurantes, bares e hotéis que têm funcionários e cardápio com um segundo idioma”, explica o coordenador do programa Fortaleza Bilíngue, Hugo Holanda.
Até agora, o Fortaleza Bilíngue já impactou 96 mil alunos, entre estudantes da rede pública, alunos dos cursos online e dos cursos presenciais – que acontecem na Embaixada Fortaleza, sede do projeto.
Todo estabelecimento que faz parte do trade turístico, e que estiver dentro dos critérios estabelecidos, pode solicitar o Selo Fortaleza Bilíngue. Basta entrar em contato pelo e-mail promocao@setfor.fouertaleza.ce.gov.br.
Cursos do Fortaleza Bilíngue
Mais informações: https://bilingue.fortaleza.ce.gov.br/