Por Karime Loureiro, colunista VemTambém
“Vinho bom é vinho velho“. Quantas vezes a gente ouviu isso? Várias, não é mesmo?! O que muitas pessoas sabem é que esta máxima não é tão verdadeira assim, até porque somente 10% por cento dos vinhos do mundo podem ser consideradas de guarda, a grande maioria é composta de vinhos jovens, ou seja, devem ser consumidos logo e não guardados!
Mas o que é potencial de guarda? Seria o tempo ideal para consumir o vinho no seu melhor estado. Durante esse tempo, há uma evolução positiva de aromas e sabores, mas se bem conservado!
O potencial de guarda dos vinhos é resultado da soma de inúmeros fatores, sejam eles: solo, clima, localização geográfica do vinhedo, escolha da uva e o conhecimento do enólogo (sim, o enólogo tem papel crucial nesse processo).
Entre as cepas tintas com bom potencial de guarda, podemos mencionar: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot,Syrah, Petit Verdot, Tannat, Sangiovese, Tempranillo e Nebbiolo, entre outras.
Já entre as castas brancas destacam-se Chardonnay, Grenache Blanc, Chenin, Sémillon, Muscadelle, Gewurztraminer e Riesling.
O processo de produção também influencia no potencial de guarda.
Rótulos tintos beneficiam-se de uma boa extração dos taninos durante a maceração da uva.
Nos rótulos brancos um bom nível de acidez é fundamental.
Durante o período de guarda os rótulos passam por um processo de micro oxigenação, o que resultará numa mudança de cor.
Vinhos tintos ficam mais alaranjada, “atijolados” .
Vinhos rosés também ganham tons alaranjados mais vibrantes.
Vinhos brancos e espumantes adquirem uma coloração dourada com nuances de âmbar.
Já os fortificados (como os Vinhos do Porto) apresentam coloração castanha ou âmbar.
Mas é importantíssimo saber que as condições de conservação são essenciais para que um vinho atinja seu máximo potencial de guarda.
As garrafas devem ser acondicionadas na horizontal , para que a rolha esteja em contato constante com o líquido.
A temperatura ideal é entre 17 e 18°C.
A adega deve ser escura e protegida dos raios do sol e com umidade do ar controlada.
O vinho barolo é feito para ser consumido mais tarde, porque ele tem um potencial de guarda extenso, de até 15 anos. Ele é rústico, com taninos fortes, por isso no começo da sua vida tem muita acidez. Conhecido como um dos tipos mais clássicos do mercado, o vinho barolo é produzido a partir da uva nebbiolo, que traz no nariz frutas silvestres, violeta, rosa e conforme vai envelhecendo torna-se mais potente, bem-estruturado e alcança novos aromas de alcatrão e trufas. A casta é oriunda da cidade de Barolo e Barbaresco, na região de Piemonte (noroeste da Itália).
O Vinho Fattoria dei Barbi Brunello di Montalcino é um dos rótulos mais tradicionais da vinícola Fattoria dei Barbi, em produção desde 1892. Um Vinho Tinto com ótimo potencial de guarda, podendo envelhecer por até cinquenta anos!
Vai viajar e pretende comprar e transportar vinhos? Adquira sua Mala de Vinho WineBAGs com 10% de desconto. Basta usar o código VEMTAMBEM. Clique aqui para comprar a sua.
Precisa de um seguro de viagem? Compre o seu aqui na VemTambém, basta clicar.