Por Karime Loureiro, colunista VemTambém
Espumante com gelo? É um crime! Mas… Será?
Em 2010, uma das casas de Champagne mais famosas no mundo, a Moët & Chandon, lançou uma versão destinada a ser apreciada com gelo: a Ice Imperial, quebrando a aparente “heresia”.
A Ice Imperial foi o primeiro e único champanhe especialmente criado para ser degustado no gelo. A nova experiência do champanhe combinaria sensações lúdicas e frescas , mas se mantendo fiel ao estilo Moët & Chandon.
De lá para cá, houve quem torcesse o nariz e quem se propusesse a experimentar a bebida! O Ice é mais doce, tem a mousse mais concentrada, e é mais aromático. Com gelo, a ideia é que tudo fique equilibrado, idealmente como é o produto convencional.
Os espumantes na “versão ice” também podem ser usados para o preparo de drinks descontraídos perfeitos para os dias de calor. A ideia é usar uma taça de vinho alta (bojuda) com duas ou três pedras de gelo e acrescentar o que você tiver em casa ou preferir: limão siciliano, gengibre, laranja Bahia, hortelã, frutas vermelhas (frescas ou congeladas), pepino… Use sua imaginação e EXPERIMENTA!
Classificada na categoria demi-sec pode ainda, sem gelo, fazer bonito na harmonização de sobremesas (não muito doces) e alguns pratos mais apimentadas como os da cozinha Tailandesa!