
Os carros voadores estão na imaginação das pessoas há muitos anos. Pensando no futuro, o Japão anunciou o seu mais novo projeto para substituir as quatro rodas convencionais por motores que farão flutuar o veículo inovador. A responsável pelo desenvolvimento da máquina é a Toyota, que teve a missão de deixá-la pronta para acender a Tocha Olímpica em 2020 – adiada para 2021. Os engenheiros responsáveis continuam a fase de testes.

A SkyDrive, uma divisão da Toyota, responsável pelo desenvolvimento dos veículos voadores, comunicou que o primeiro voo demonstrativo do SD-03 foi realizado no dia 25 de agosto de 2020. A demonstração faz com que essa tenha sido a primeira aparição pública de um veículo dessa categoria. “Estamos extremamente animados em alcançar o primeiro voo tripulado de um carro voador do Japão em dois anos, desde que fundamos a SkyDrive em 2018”, explica Tomohiro Fukuzawa, CEO da SkyDrive.
A empresa informou que a máquina voadora realizou um teste por cerca de quatro minutos, controlada por um operador, auxiliado por computador. O veículo é formado por oito motores elétricos. “Nós almejamos levar nosso experimento social para o próximo nível em 2023 e, para isso, iremos acelerar nossos desenvolvimentos de tecnologia e de negócio”, completa Fukuzawa.