Com 17 expositores de dez bairros da cidade, o evento contará com apresentação de roda de samba e chorinho
Celebrando a gastronomia popular de Fortaleza, o Mercado AlimentaCE – equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará gerido em parceria com o Instituto Mirante -, realiza neste domingo (27), de 9h às 15h, o festival Merendá: Comida de Rua no Mercado. Expositores de 10 bairros de Fortaleza garantem ao público uma série de delícias como tapioca, pastel, pratinho, milho cozido, espetinho e muito mais. A programação é gratuita e conta com apresentação do grupo Roda de Bamba, trazendo clássicos do samba à gare da Estação das Artes.
“Comida de rua é oração do cearense. Tem todo dia. Em algum momento a merenda faz parte da nossa rotina” explica Marina Araujo, diretora do Mercado AlimentaCE. “Um milho no final da tarde, um dindin depois do almoço, uma tapioca com leite de coco de manhã. Merendar é instituição cearense certificada por quem come”, afirma.
Pratos marcantes na alimentação urbana da cidade farão parte do evento, como tapioca, espetinho, cuscuz, pratinho, água de coco, pastel, churros, bolos, pão com ovo, entre outros. Segundo Glauber Uchoa, coordenador de Ação Cultural do Mercado, a comida de rua deixou de ser um arranjo ou improviso e passou a ser cultura e meio de vida. “Para quem come é praticidade, nutrição e prazer. Para quem vende é sustento”, explica
Para cada comércio, uma história
Desempenhando papel fundamental na economia da cidade, o setor representa o sustento de milhares de famílias. Por trás de cada estabelecimento, uma narrativa de vida repleta de experiências compartilhadas e conhecimentos culinários que são transmitidos de geração em geração e marcam o nosso dia a dia.
Foi durante a pandemia que o espetinho cruzou os rumos da vida de Ravardiere Ronald. “Eu estava desempregado e assumi temporariamente o negócio de uma amiga, no Lago Jacarey. Comecei a desenvolver, trabalhar, estudar e fui me aperfeiçoando e ganhando o público”. O encontro foi tão certo que, tempos depois, Ronald assumiu o comércio de churrasquinho e inovou criando pratinhos sem glúten, sem lactose e veganos.
Moradores do bairro Moura Brasil, foi por meio de uma curadoria afetiva com os empreendedores locais que Sara Raquel e Francisco Deyme conquistaram os frequentadores do Mercado. Com salgados, lanches e pratinhos, o casal atua há seis anos na área.
O festival conta com comerciantes dos bairros Centro, Aldeota, Meireles, Jóquei Clube, Cidade dos Funcionários, Joaquim Távora, Moura Brasil, Cambeba, Vila Velha e Parque Dois Irmãos.
Atrações Musicais
Formado entre amigos em 2015, a Roda de Bamba se apresenta no Mercado, de 10h às 12h, mesclando grandes clássicos do samba com pagodes dos anos 90, samba de terreiro, e nomes da MPB como Caetano Veloso e Chico Buarque. O quinteto é formado por Israel Gurgel nos vocais, Pedro Brito no violão 7 cordas, Gabriel Brito no cavaquinho, Gabriel Tavares na percussão e Lucas Gondim no pandeiro.
Ainda neste domingo, a partir das 13h, a Estação das Artes traz ao palco uma das grandes referências do choro no Ceará, Macaúba do Bandolim, com todo o seu talento, vitalidade e alegria característicos nestes mais de 50 anos dedicados ao chorinho.