Conforme divulgou a agência de notícias Kyodo (Japão), o governo japonês decidiu realizar as Olimpíadas e Paralimpíadas – que deveriam ter ocorrido em 2020 e foi adiado para este ano – sem a presença de torcedores estrangeiros. A medida visa garantir a segurança sanitária em meio a pandemia da Covid-19.
A cerimônia de tocha olímpica também deve acontecer sem público. Tudo isso, conoforme informou a Kyodo, por causa do temor público com o vírus e suas novas variantes, que são mais contagiosas.
“O comitê organizador decidiu que é essencial realizar a cerimônia no município de Fukushima, no nordeste, a portas fechadas, só permitindo que participantes e convidados tomem parte no evento, para evitar que grandes multidões se formem em meio à pandemia”, disseram as autoridades.
A população japonesa também alegou que não quer espectadores estrangeiros, porque isso pode provocar o ressurgimento das infecções – conforme mostrou uma pesquisa no jornal Yomiuri. 77% dos entrevistados foram contra a presença de outros torcedores.