A exposição integra o ciclo de exposições comemorativas aos 15 anos do espaço dedicado às artes
Obras de Aldemir Martins, Chico da Silva, Hélio Rola, Raimundo Cela, Vicente Leite e Barrica entre outros renomados artistas cearenses passam a ocupar, com destaque, os salões da Galeria Mariana Furlani de Arte Contemporânea (MFAC). Trata-se da mostra Modernismo no Ceará nos séculos XX e XXI, que dá sequência às exposições comemorativas aos 15 anos de atuação da Galeria na vida cultural do Ceará, bem como no cenário artístico nacional e internacional. A visitação gratuita segue até o dia 20 de janeiro de 2022. Simultaneamente, o público poderá visitar a exposição individual Entre Nós, da artista cearense Andréa Dall’Olio, que inaugurou esse ciclo comemorativo da Galeria com seu trabalho têxtil.
A mostra reúne mais de 20 obras produzidas por renomados artistas visuais cearenses que marcaram o Modernismo no Ceará e figuram no imaginário artístico cearense. Um recorte histórico da produção artística cearense que conecta referências modernistas aos artistas contemporâneos. Entre pinturas, gravuras e desenhos oriundos do acervo da Galeria, a exposição apresenta uma coletânea de artistas que com suas linguagens artísticas contribuem de forma individual e coletiva para a formação de uma cultura de criatividade, de questionamentos, de busca por algo novo dentro de nós. Participam da coletiva Aldemir Martins (pintura e gravura), Ascal (pintura), Antunys (pintura), Barrica (pintura), Chico da Silva (pintura), Carlos Costa (pintura), Félix (pintura), Hélio Rola (pintura), Mauricio Coutinho (pintura), Otacílio Azevedo (pintura), Raimundo Cela (pintura e desenho), Roberto Galvão (pintura e gravura), Siegbert Franklin (pintura), Totonho (pintura), Vicente Leite (pintura).
A mostra visa promover a produção de artistas cearenses que são fundamentais para formação do cenário da arte contemporânea no Ceará. Os primeiros movimentos e associações de artistas, os salões, a construção dos museus e a organização das instituições contribuíram para projetar o Ceará nacional e internacionalmente. Raimundo Cela, Vicente Leite, Aldemir Martins, Chico da Silva, Barrica, entre outros nomes, representaram os anos 50, 60, e 70. As cenas nordestinas e o retrato da cultura popular predominavam. Linhas e geometria marcaram os anos 80 com a arte construtivista. Os anos 90 consolidaram nossos artistas que com muita maturidade e talento percorreram exposições pelos salões, museus e galerias no Brasil e no exterior.
SOBRE A GALERIA MARIANA FURLANI ARTE CONTEMPORÂNEA
Inaugurada em 2007, a Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea (MFAC) surge em meio ao cenário das artes da cidade de Fortaleza com a proposta inovadora de ser um local de múltiplo uso das expressões artísticas, em especial, nordestinas. Além dos cinco salões de exposições intercalados por um jardim central, a Galeria MFAC, que fica no coração da Varjota, bairro boêmio da capital que reúne charme, gastronomia e arte. Ao longo desses 15 anos, a Galeria recebeu grandes exposições, mostras especiais de consagrados e de novos artistas e conversas sobre arte, entre outros eventos. Nos últimos anos, o espaço tem vivenciado uma experiência de estreitar sua atuação com outros públicos, na formação artística com cursos, vivências, encontros e se posicionando como espaço de curadoria, formação, promoção e pesquisa.
SERVIÇO
Período visitação: até 20/01/2022
Local: Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea
Endereço: Rua Canuto de Aguiar, 1401 – Meireles
Telefones: 3242-2024 / 98894-1206 (whatsapp)
Horário de funcionamento: segunda a sexta: 10h “às 19h. Sábado: 09h às 13h