Por Liana Cutrim, correspondente VemTambém na França
No dia 10 de junho o governo francês divulgou que pretende por fim ao estado de urgência sanitária até o dia 10 de julho. Porém, essa saída do estado de emergência deve ser organizada de forma gradual e rigorosa, por pelo menos quatro meses. Cogita-se limitar ou proibir certas reuniões e fechar novamente alguns
estabelecimentos, caso seja necessário.
Apesar das medidas que poderão ser tomadas serem rigorosas, segundo o governo, um retorno ao confinamento não é cogitado, a não ser que a situação venha a se agravar novamente.
No último domingo, 14 de junho, o presidente Emmanuel Macron anunciou a terceira fase do desconfinamento na país. O retorno às aulas agora é compulsório, mas o ano letivo já termina em julho.
Museus, monumentos e teatros já foram reabertos, sendo obrigatório o uso de máscaras. Academias e cinemas reabrirão nos próximos dias mas, as principais mudanças são em relação ao turismo e lazer: os bares, cafés e restaurantes já podem receber os clientes na parte de dentro do estabelecimento, respeitando, claro, algumas regras como, distância mínima de um metro entre as mesas, e as fronteiras da França foram reabertas para os países da União Europeia.
Os hotéis em todo o país já podem ser reabertos, e o aeroporto de Orly volta a funcionar no dia 26 de junho, estando aberto, por enquanto, apenas o Charles de Gaulle.
Infelizmente, continuamos sem previsão para a entrada de turistas brasileiros.
A VemTambém aproveita para reforçar as orientações da Organização Mundial da Saúde: fique em casa. Só saia em caso de necessidade para em breve todos nós podermos visitar e desbravar a França e o mundo afora.
Liana Cutrim
Formada em Direito, Liana deixou de lado 13 anos de experiência na sua área de formação e decidiu estudar Moda. Mudou-se para Paris em 2012, onde estudou Consultoria de Imagem e Fashion Business. Também passou uma temporada em Portugal, país de sua segunda nacionalidade, onde estudou Fashion Design. De lá pra cá, trabalhou no mercado de moda e luxo como consultora e personal shopper e hoje é pós-graduanda em marketing, e fundadora da Trendy Consultancy, empresa de comunicação digital e assessoria de moda.