Fortaleza é uma das cidades mais procuradas por turistas para a temporada de verão no começo deste ano. Não é à toa: a capital cearense tem pensado e trabalhado na ideia de que a cidade boa para o morador é a cidade boa para o turista. A VemTambém conversou com o secretário do Turismo, Alexandre Pereira, que desde 2017 vem trabalhando em melhorias para o destino, junto com a Secretaria de Turismo do Ceará.
O secretário conta que quando assumiu pensava-se muito em Promoção, mas entendeu que não era apenas isso. “Não adianta promoção se o turista chega na cidade e a encontra mal-humorada, com mau atendimento. Então a gente precisava capacitar todos os 50 setores do Turismo”. Desde então passou a trabalhar nos três pilares para o desenvolvimento de Fortaleza: promoção, infraestrutura e capacitação.
Ele revela que gosta de dizer que mora onde as pessoas vão passar férias. Dentre algumas melhorias de promoção e infraestrutura, requalificou a Praia de Iracema, reformou o Estoril e por lá encontrou um dos fenômenos mais bonitos que acontecem na capital: o pôr do sol. Mas ninguém prestava muita atenção. Então criou o projeto Pôr do Sol e levou um pianista para a beira da praia, onde os cidadãos podiam passear pela orla, aproveitar o concerto e viver a experiência daquela ocasião que acontecia todos os fins de semana.
Com as melhorias para o fortalezense, como a nova Beira-Mar, a nova Praia de Iracema, a requalificação da Praia do Futuro, ciclovias/ciclofaixas, o pólo gastronômico da Varjota, Aeroporto e muito mais – em parceria com o Governo do Ceará – quem visita sente-se parte do destino. “As vezes o turista vem e quer voltar sem saber o por quê, mas quer. Simplesmente porque se sente bem”.
Um exemplo disso é a Beira-Mar, que abriga todos os públicos já que é democrática, é viva. É um lugar que o morador de todos os cantos de Fortaleza frequenta e gosta de estar por ali. E o maior propagandista da cidade é quem mora nela, um dos desejos mais almejados por visitantes.
Para entender ainda mais, o setor em Fortaleza movimenta do pipoqueiro (a) ao hoteleiro (a); movimenta motoristas de aplicativo, agentes de viagens, guia turístico (a), cozinheiro (a), artesão/artesã, recepcionistas, garçons e garçonetes de bar, mais de 50 setores. O grande legado foi deixar a cidade como um dos destinos mais procurado do Brasil.
Alexandre Pereira foi convidado a assumir a pasta da Setfor pelo novo prefeito de Fortaleza, José Sarto.
Alexandre Pereira
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Alexandre Pereira é pós-graduado em Gestão Estratégica pelo Instituto Europeu de Administração e Negócios (INSEAD), na França, pós-graduado em Gestão Pública e Privada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduado em Gestão Pública pela Fundação Dom Cabral (MG) e mestrando em Administração Pública pela Universidade de Lisboa (Portugal). Foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará.
É ex-presidente do Centro Industrial do Ceará, ex-presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Ceará, ex-presidente e ex-vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), ex-vice-presidente do Conselho Nacional das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), ex-vice-presidente do Conselho Nacional da Micro e Pequena Empresa na Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ex-presidente do Conselho Gestor das Parcerias Públicas Privadas da Prefeitura de Fortaleza.