Nos últimos cinco anos, a população de Fortaleza viu nascer e se expandir uma rede de assistência veterinária pública que se tornou referência no Nordeste. A cidade inaugurou o projeto VetMóvel, que hoje soma quatro unidades, e implantou a Clínica Veterinária de Fortaleza – Jacó. Ambos equipamentos totalizam 445 mil procedimentos realizados em benefício dos animais da capital e são gerenciados pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-estar Animal (Coepa), que completou cinco anos de atividades nesta terça-feira (18/10).
Antes vinculada à Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), a Coepa ganhou status de secretaria em dezembro de 2021, passando a compor a estrutura do Gabinete do Prefeito. A nova situação conferiu à Coepa mais autonomia para executar projetos, além de um orçamento próprio. “A mudança demonstra a relevância com a qual a Prefeitura trata a proteção animal. Cuidar dos animais é uma questão de saúde pública. Em cinco anos, a Coepa se tornou uma secretaria notável, com equipamentos que são referências regionais e nosso trabalho está apenas começando”, salienta Marcel Girão, secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, que compõe a equipe da Coepa desde a sua fundação.
Desde o início de seu funcionamento, o VetMóvel já percorreu 59 bairros nas 12 regionais de Fortaleza. O projeto ultrapassa a marca de 169 mil atividades, incluindo mais de 35 mil castrações, 30 mil consultas, 24 vacinas antirrábicas aplicadas, 15 mil exames de triagem de calazar, 5 mil hemogramas, 3 mil microchips aplicados e 54 mil materiais educativos distribuídos.
Atualmente, o VetMóvel realiza castrações sob agendamento, consultas e vacinação antirrábica. Estão operando três unidades itinerantes do projeto nos bairros Sapiranga (Regional 7), Henrique Jorge (Regional 11) e José Walter (Regional 8), sendo que esta última muda de local a cada semana. Há ainda uma unidade fixa, localizada ao lado da Clínica Veterinária de Fortaleza – Jacó, que realiza somente castrações sob agendamento.