A publicação traz dicas de locais credenciados e capacitados para receber tutores com seus pets. Na ocasião, haverá premiação dos estabelecimentos de maior destaque
A Prefeitura de Fortaleza lança, por meio da Secretaria Municipal do Turismo e da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-estar Animal (Coepa), nesta quinta-feira (11/05), em evento para convidados, o Guia Pet Friendly Fortaleza. A publicação é uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE) e a empresa Mars. Elaborado por Cris Berger, do Guia & Universidade Pet Friendly, o guia lista 40 estabelecimentos credenciados com o selo Pet Friendly Fortaleza, da Secretaria Municipal do Turismo, que passaram por uma consultoria com a especialista.
Durante o evento, serão premiados os estabelecimentos que se destacaram nas seguintes categorias: Barracas, Comer & Beber, Hospedagem, Shopping Center e Bem-estar e Saúde. Além disso, a ONG Deixa Viver receberá uma homenagem pelos serviços prestados aos animais em Fortaleza.
Cris Berger, jornalista e autora de outros livros com a temática pet friendly, conta como foi o processo de elaboração da edição de Fortaleza. “Fomos aos locais, conversamos com os proprietários e sugerimos melhorias. Alguns já tinham uma área pet sinalizada, com kits de alimentação, mas não possuíam uma área coberta ou com ganchinhos para prendermos a guia, por exemplo”, conta.
Fortaleza é referência nacional no segmento pet friendly e busca proporcionar uma experiência única aos turistas que optam por viajar acompanhados de seus pets. “Somos a primeira capital do Brasil a investir em políticas públicas para pets. Queremos que o turista chegue em nossa cidade e sinta toda a sua família acolhida, que faça uma viagem inesquecível”, ressalta o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.
Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, o lançamento do guia Fortaleza Pet Friendly conecta a capital cearense com uma grande tendência mundial de cidades e empresas mais amigáveis com os animais domésticos, o que, além de ampliar as opções de lazer para os fortalezenses e seus pets, também ajuda a fortalecer ainda mais o papel da cidade como importante destino turístico nacional e internacional. “Esta ação possibilita a realização de mais negócios e, consequentemente, uma maior geração de renda para as empresas e para a economia da cidade como um todo”.
Para Kátia Souza, gerente de Relações Governamentais da Mars Petcare – que apoia a iniciativa, houve um nítido crescimento do papel dos pets na sociedade e nas famílias, por isso, garantir que as cidades estejam preparadas para serem mais acolhedoras é fundamental. “O desafio é grande, por isso precisamos criar um verdadeiro movimento. Há dois anos, lançamos o programa Better Cities for Pets, exatamente com este objetivo. E ver uma cidade como Fortaleza – e toda sua representatividade para o turismo brasileiro – se juntar a esse movimento, disposta a ser cada vez mais pet friendly, é realmente muito impactante” afirma.
Além do lançamento do Guia e da premiação dos melhores estabelecimentos, haverá em breve a inauguração da Praça Pet Friendly, na Avenida Beira-Mar, em parceria com a construtora Colmeia.
Atualmente, Fortaleza conta com mais de 100 estabelecimentos credenciados com o Selo Fortaleza Pet Friendly.
ONG Deixa Viver
Indicada para a homenagem no evento, a ONG Deixa Viver tem longa trajetória dedicada à causa animal. O amor pelos animais acompanha Gabriela Moreira, fundadora da organização, desde criança e em meados de 2010 ela começou a cuidar de gatos abandonados no Parque do Cocó, realizando, por conta própria, castração, alimentação e encaminhamento para adoção. Eram os primeiros passos da ONG Deixa Viver, instituída formalmente em 2016.
Ao longo dos últimos anos, o trabalho da entidade já resultou em cerca de 1.800 animais castrados e 1.200 adotados, entre cães e gatos. A ONG cuida atualmente de 120 animais em lares temporários e pontos de abandono, sendo a maioria felinos. A organização também participou de casos de grande repercussão, como a transferência dos ursos-pardos Dimas e Kátia do Zoológico de Canindé, no Ceará, para o Rancho do Gnomos, em São Paulo, em 2019.
A Deixa Viver atua pelos animais em diversas frentes, incluindo educação ambiental, defesa do veganismo, combate ao uso de animais em testes de laboratórios, denúncias de maus-tratos, luta contra o encarceramento de animais, entre outras. A entidade depende de doações, trabalho voluntário e parcerias para se manter.
Segundo Marcel Girão, secretário de Proteção e Bem-estar Animal, a homenagem para a organização é representativa porque dá visibilidade à atuação incansável de entidades e protetores de animais da Capital. “A ONG Deixa Viver é um exemplo de trabalho sério, respeitado e comprometido com a causa animal. Uma cidade boa para os animais precisa apoiar e reconhecer essas iniciativas que fazem a diferença”, reforça.
Como presidente da instituição, Gabriela comenta que, apesar dos desafios diários, o impulso de salvar vidas é o que move o trabalho da Deixa Viver. “Não tenho dúvidas da imensa dedicação que esse trabalho requer. Estamos recebendo essa homenagem da Prefeitura representando todas as ONGs, protetores e simpatizantes da causa que olham para os animais com um olhar diferente e tentam mudar a vida deles”, destaca. Para ela, a criação do VetMóvel e da Clínica Veterinária de Fortaleza – Jacó, em Fortaleza, mostra o avanço das políticas públicas de proteção animal. “Temos muito para avançar, mas, com certeza, pelo trabalho de muitos, vários animais invisíveis ao olhar da maioria das pessoas estão deixando de sofrer nas ruas”, celebra.
Como ajudar a ONG Deixa Viver: 24485938000107 (Chave PIX – CNPJ)
Saiba mais sobre a ONG: @ongdeixaviver (Instagram)