A primeira fase do plano da reabertura econômica em Fortaleza foi iniciada nesta segunda-feira, 8 de junho, e terá duração de 14 dias. Para que a retomada das atividades continue avançando dentro do estabelecido pelo plano, é preciso continuar atingindo os critérios de análise, que levam em consideração a taxa decrescente de ocupação dos leitos de UTIs destinados ao tratamento da Covid-19, de internações, de óbitos pela doença, e a territorialidade dos casos.
As indústrias e comércio seguem com algumas limitações. As cadeias produtivas contarão com 40% dos seus empregados liberados para cumprirem suas funções de maneira presencial.
São elas: construção civil; indústria química e correlatos; artigos de couros e calçados; indústria metalmecânica e afins; saneamento e reciclagem; indústria e serviços de apoio; energia; têxteis e roupas; comunicação, publicidade e editoração; artigos do lar; agropecuária; móveis e madeira; tecnologia da informação; logística e transporte; automotiva; esporte, cultura e lazer; comércio e serviço de higiene e limpeza; e comércio de outros produtos. A área da saúde (incluindo consultórios médicos e odontológicos) é que está autorizada a funcionar com sua capacidade total. Os shoppings entram nesta fase, seguindo os protocolos.
Atenção: as medidas de segurança continuam obrigatórias. Ao sair de casa, use máscara o tempo todo. Higienize suas mãos sempre que possível e evite aglomerações.
Caso não precise, não saia de casa.