As produções japonesas são cheias de significado e desde o ano 1950, através do gênio Akira Kurosawa, um dos diretores mais conhecidos do mundo, o ocidente tem contato com obras nipônicas. A VemTambém fez a curadoria de filmes imperdíveis do Japão que estão no catálogo da netflix,
1- Assunto de Família (2018), Hirokazu Kore-eda
Depois de cometerem alguns furtos, Osamu e seu filho Shota se deparam com uma garotinha abandonada. Mesmo relutantes, eles abrigam a garota e a esposa de Osamu concorda em cuidar dela. Embora a família seja pobre e roube para sobreviver, todos vivem felizes juntos. Até que a justiça descobre os segredos que eles escondem. O filme foi o ganhador da Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cannes, em 2018
2- A Viagem de Chihiro (2001), Hayao Miyazaki
A pequena Chihiro e seus pais estão se mudando de cidade. Durante a viagem, eles decidem pegar um atalho, mas acabam se perdendo. Ao atravessarem um túnel, chegam em um povoado aparentemente abandonado. Chihiro decide explorar o local e, ao reencontrar seus pais, percebe que eles viraram porcos. Com a ajuda de um misterioso jovem chamado Haku, Chihiro tenta escapar do local e reverter a maldição que transformou sua família em porcos.
3 – Twice (2011), Hidetaka Inazuka
Tsutomu Yamaguchi trabalhava como engenheiro em Hiroshima, em 1945, quando a cidade foi atingida por bombas. Ele sobreviveu e embarcou de trem para sua cidade natal, Nagazaki, onde presenciou o segundo bombardeio. Embora não tenha cicatrizes físicas, Tsutomu carrega feridas emocionais, pois perdeu toda a sua família nos ataques. Neste documentário, ele conta sua história e sua luta como ativista pela paz.
4- 37 Segundos (2020), Hikari
Yuma Takada é uma mulher de 20 e poucos anos que tem paralisia cerebral e vive sob o domínio da mãe superprotetora. Ela sonha em se tornar uma artista de mangás, mas sua editora diz que faltam aventuras em suas histórias. Para se inspirar, Yuma decide ir além de sua condição e viver intensamente. Nessa jornada, ela faz amizades, vive experiências inesquecíveis e descobre o amor.
5 – Floresta de Sangue (2019), Sion Sono
A jovem Taeko descobre que sua amiga, Mitsuko, está envolvida com Murata, um vigarista que enganou sua família anos atrás. Então, ela e seus amigos cineastas amadores, Jay e Fukami, decidem fazer um filme sobre os golpes de Murata, com a intenção de expor o criminoso e proteger Mitsuko. Quando descobre o plano, Murata exige fazer parte da produção e começa a perseguir os cineastas. O filme é inspirado em uma história real.
Espero que aproveitem as dicas. O cineme japonês também vai muito além da Netflix, vale a atenção.