(Via: Wanderlust Girl)
Vem comigo nessa expedição pelo Sul do Ceará? Mais precisamente na Chapada do Araripe!
A chapada fica a 560km de Fortaleza, localiza-se no Sul do Estado do Ceará, fazendo divisa com o Estado de Pernambuco e Piauí.
A maneira mais rápida é de avião. Em Juazeiro chega voos partindo de Fortaleza, Recife, São Paulo e Campinas, das companhias aéreas Gol e Azul. De Fortaleza são apenas 50min, de São Paulo ou Campinas são 3h e de Recife 1h e 30min.
Outra forma é de ônibus/carro, demora cerca de 8h de Fortaleza (de ônibus). A estrada estava relativamente boa agora em dezembro (2019).
Bem, a época com menos chuva começa em maio e se estende até novembro. Fui em dezembro (2019) e estava bem quente, a gente sente aquele mormaço subindo do chão e pegamos uma noite e uma manhã de chuva, Eu recomendaria ir em Junho, Julho ou Agosto, pois a temperatura cai um pouco e tem menos chance de pegar chuva.
A cidade com mais estrutura é Juazeiro do Norte, inclusive eu fiquei no Verdes Vales Lazer Hotel da primeira vez, mas agora a escolha da vez foi a Pousada Soldadinho do Araripe, que fica em Barbalha.
A pousada fica no pé da Chapada, aliás, ela é dentro de duas unidades de conservação, da APA (Área de Proteção Ambiental) e da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Privado). É no meio da natureza, o local é uma delícia, do jeito que eu AMO!!
Possui apenas 8 quartos, cada quarto tem uma decoração diferente! Mas o destaque vai para o Chalé Pica Pau que tem uma banheira maravilhosa!!
Junto com a pousada, tem o Arajara Park, que é um pequeno parque aquático e de aventuras. Possui piscinas, tobogãs, pesque e pague, tirolesa e arvorismo. O parque só funciona nos finais de semana e feriados, certo?
Quem se hospeda na pousada tem direito a entrar no parque de graça. Para quem não está, a inteira é R$ 38,00 e tem meia entrada. Pra saber mais, acessa o Arajara Park.
Vou dizer primeiro o que fizemos e vou dar sugestões de outro roteiro. Vou me basear em 3 dias inteiros que é a quantidade de dias que ficamos e que a maioria fica por lá.
ROTEIRO QUE FIZEMOS
Dia 1 – Ida de bus, saímos às 14h e chegamos às 22h
Dia 2 – Geossítio Riacho do Meio / Centro Histórico de Barbalha / Geossítio Floresta Petrificada (estava na programação, mas não deu tempo) / Geossítio Cachoeira de Missão Velha
Dia 3 – Horto de N. Sra. Do Crato / Centro Histórico do Crato / Centro de Cultura Popular Mestre Noza / Colina do Horto e Museu do Padre Cícero
Dia 4 – Geossítio Ponte de Pedra / Museu de Paleontologia / Fundação Casa Grande / Mestre Espedito Seleiro
Dia 5 – Retorno de avião
SUGESTÃO DE ROTEIRO
Como estávamos de bus, alguns geossítios não eram possíveis chegar, pois a estrada era de terra, mas quem vai de carro, eu faria assim:
Dia 1 – Geossítio Riacho do Meio / Centro Histórico de Barbalha / Geossítio Floresta Petrificada / Geossítio Cachoeira de Missão Velha
Dia 2 – Centro Histórico do Crato / Loja Caruá / Griffe do Vaqueiro / Centro de Cultura Popular Mestre Noza / Colina do Horto e Museu do Padre Cícero
Dia 3 – Geossitio Pontal de Santa Cruz / Museu de Paleontologia / Geossítio parque dos pterossauros / Fundação Casa Grande / Mestre Espedito Seleiro
Em relação às lojas de artigos de couro, você pode escolher visitar só uma das 3, mas vou falar de todas elas aqui.
Vou contar um pouco da história da Chapada do Araripe pra que você se situe no tempo e nos locais porque muita gente confunde.
A região do Araripe vem se formando desde quando o continente era um só! Inclusive passou por várias Formações. Formações são conjuntos de rochas com características próprias de um período de tempo, por exemplo, a floresta petrificada foi achada na Formação Missão Velha. Na Formação Barbalha é onde encontramos fósseis de peixes e conchas. Já na Formação Santana é que foram achados os pterossauros, dinossauros, aranhas e escorpiões e muitos deles foram achados na pedra Cariri, que é a que víamos muito nas bordas das piscinas (já repararam que havia muitos fósseis de peixes nelas?). Podemos ver abaixo essa formação:
Os estudos paleontológicos começaram em 1810, quando Feijó encontrou o primeiro fóssil da Formação Santana. Em ano de 2005, o Governo do Ceará solicitou à UNESCO que reconhecesse a região como um Geopark e assim entramos para a lista de Geoparks da mesma.
Hoje temos 9 geossítios espalhados por toda a Chapada do Araripe, eles não foram criados apenas por conta dos fósseis, mas também pela importância histórica e cultural. Na região viviam os povos indígenas chamados Kariri, depois vieram os europeus e os escravos, então são pedaços da nossa história que estão guardados pelos geossítios.
Paralelo há tudo isso, uma figura de extrema importância religiosa atrai muitos turistas à região, especialmente à Juazeiro do Norte. Cícero Romão Batista, mais conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço foi um sacerdote, mas também político extremamente popular na região. Ele nasceu em 1844 no Crato, mas mudou-se da região 1860, estudou, se tornou padre e só em 1872 é que ele volta em definitivo para viver em Juazeiro.
Padim Ciço começou a ganhar a simpatia de todos pelo belo trabalho, como pregações, visitas, conselhos… Isso foi atraindo cada vez mais devotos da região. O primeiro suposto milagre dele teria sido de a hóstia ter virado sangue na boca da devota Maria de Araujo. Depois de investigações o Padim Ciço foi até excomungado, porém em 2015 ele recebeu o perdão da igreja católica.
Em 1911 ele se torna o primeiro prefeito de Juazeiro, mas quase 10 anos depois, começa a perder força na política, mas na religião a popularidade só aumenta. Em 1934, Cícero Romão Batista, falece aos 90 anos, mas até hoje as pessoas fazem promessas e deixam suas graças alcançadas na cidade de Juazeiro.