Por Karime Loureiro, colunista VemTambém
Sei que sou suspeita, afinal como embaixadora das borbulhas meu “dever” é enaltecer essa bebida. Mas brincadeiras à parte, temos que afirmar que tudo no espumante chama comemoração e felicidade, traços característicos da chegada do novo ano. O próprio ato de estourar uma garrafa de espumante é uma celebração por si só, e o brinde com os amigos e familiares fortifica o sentimento de união e amor entre estes; além disso, a cena das borbulhas subindo delicadamente na taca espumante é o esbanjar vida na taça, uma alegria! Você já percebeu que, amante ou não do vinho, impossível imaginar a festa de virada do ano sem a famosa bebida, não é verdade?
Presentes há décadas nas celebrações luxuosas da realeza europeia, espumantes e champanhes são a bebida habitual, desde o século 19, para festas de fim de ano, especialmente no brinde de Réveillon, que acontece em muitos países da Europa e da América.
A tradição de beber espumante nesta época está diretamente ligada às religiões cristãs, pois estas veem nas uvas um símbolo de sabedoria e vida, trazendo prosperidade para o novo ano. Além disso, após a Revolução Francesa, os espumantes passaram a ser introduzidos em outros rituais religiosos e festividades, como casamentos, batizados e inaugurações de navios, como forma de celebrar a alegria e a abundância do momento, além de “abençoar” a ocasião. Mesmo que o espumante tenha adotado diferentes características e significados ao longo dos séculos, muitas vezes por motivos puramente comerciais, sua associação com alegria e festividades se mantém viva até hoje, quer seja quebrando uma garrafa no casco de um navio para batizá-lo ou banhando vencedores de uma corrida de F1, a comemoração com espumante consegue passar tanto alegria quanto uma ideia de santidade a qualquer evento.
Mas não é pela somente pela sua fama de “festeira” que o espumante é destaque, ele é uma das bebidas mais versáteis que existem, podendo ser consumido em diferentes ocasiões e acompanhar diferentes pratos; da entrada a sobremesa, dos mais simples aos mais elaborados . O grande trunfo da bebida é a sua acidez, que o torna extremamente versátil – gastronomicamente falando -, e também tão agradável de consumir de maneira informal, mesmo sem harmonizá-lo, podemos destacar ainda que o teor alcoólico moderado, temperatura de consumo baixa e, na maioria dos casos, seu perfil aromático frutado também contribuem para sua apreciação, uma bebida verdadeiramente democrática.
O espumante possui uma grande variedade de rótulos, e isso influi na hora de harmonizar a bebida com os mais diferentes tipos de comidas. O método de produção, a variedade de uva e a quantidade de açúcar residual são alguns dos fatores que também influenciam no processo de harmonização. E já que o astro da noite é o espumante, e como já falamos acima, a festas de final de ano são um “parque de diversões gastronômico”, vejamos um pouco mais sobre eles
Espumante Ice
O espumante ideal para seu Welcome Drink, o espumantes na “versão ice” podem ser consumidos apenas com gelo, ou ainda usados para o preparo de drinks descontraídos perfeitos para os dias de calor. A ideia é usar uma taça de vinho alta (bojuda) com duas ou três pedras de gelo e acrescentar o que você tiver em casa ou preferir: limão siciliano, gengibre, laranja Bahia, hortelã, frutas vermelhas (frescas ou congeladas), pepino; é o espumante ideal para começar a noite.
Espumante Brut Branco e Rosé
Considerado o mais versátil entre os espumantes podem harmonizar com aperitivos variados , massas, risotos e frutos do mar. Detalhe, caso no seu primeiro dia do ano a opção seja uma bela feijoada, um espumante brut, como um Cava, cairá como uma luva, acredite!
Eles podem ainda compor drinks como o tradicional Clericot e a Mimosa. Os rosés podem ainda harmonizar com pratos de carne vermelha menos gordurosa, seu tender ou pernil.
Moscatel
Sobremesas com creme de baunilha, panetones tradicionais — com frutas cristalizadas — e rabanadas, por exemplo, combinam bastante com um Moscatel
Temperatura ideal
Um espumante deve ser servido, preferencialmente, entre 6°C e 8°C. Rótulos com mais corpo e mais complexos, como os cavas e os champanhes, podem ser oferecidos em temperaturas um pouco maiores, aproximadamente entre 9°C e 13°C.
A melhor maneira de resfriar o espumante é coloca-lo em um balde de água com gelo (na proporção meio-a-meio), mantendo a rolha para fora do balde. Em 25-30 minutos, ele estará gelado. É importante lembrar que, antes dele ficar gelado, deve-se incliná-lo algumas vezes, para que o líquido próximo ao gargalo seja misturado com o do fundo da garrafa, permitindo um resfriamento por igual.
Se quiser resfriar um pouco mais rápido, pode colocar um pouco de sal no balde. Isso altera o ponto de fusão da água e permite que você tenha água mais gelada, sem que ela vire gelo. Também é possível deixar o espumante de 1 a 2 horas no refrigerador antes de servir. Porém, lembre-se de que os espumantes perdem o gás e o frescor pouco tempo depois de abertos. Minha dica é abrir um espumante e consumir no mesmo dia para que você não perca o ouro do espumante: as bolhas ou perlage.
Cuidados ao abrir
Você sabia que uma garrafa de espumante tem a mesma pressão de um pneu de caminhão?
Mesmo que os espumantes sejam bebidas festivas, é melhor deixar a euforia para o momento do brinde, de modo que o momento de abertura da garrafa seja feito em segurança e com o mínimo desperdício possível da bebida, ao sacudir o frasco, além de perder grande parte do líquido, você também interfere na concentração de bolhas e no sabor da bebida, o que influencia diretamente na experiência de consumi-la.
Ao abrir, procure girar a garrafa pela base, e não a rolha, até que ela se solte e nunca retire a gaiola da garrafa até que você a tenha aberto, use os polegares e outros dedos para ajudar a soltar a pressão.
Sendo assim, desejo um ano novo de muitas borbulhas, amor, saúde e paz!
Um brinde à 2022!
Confira abaixo alguns espumantes para você arrasar neste brinde:
MOSCATEL CASA PERINI
Já eleito o 5º melhor vinho do mundo. O espumante Casa Perini Moscatel tem coloração levemente amarelada com reflexos prateados e perlage persistente, apresenta aromas de flores e de frutas como pêssego. Tem agradável textura devido às borbulhas e doçura que é balanceada com o frescor das uvas Moscato.
CAVA DON ROMAN BRUT
Elaborado pelo método tradicional, apresenta cor palha com perlage persistente. Possui aromas florais e de mel. Em boca é seco, redondo, fresco e equilibrado, com boa persistência e acidez agradável.
CHANDON EXCELLENCE BRUT
Um espumante excepcional dominado pelo Pinot Noir que ganhou complexidade aromática pelo longo amadurecimento sobre leveduras. Seu aroma lembra cítricos cristalizados, ameixa preta, amêndoas frescas e torradas, especiarias doces como canela, cravo e caramelo, e pão tostado. O paladar começa por um franco ataque de acidez, continua amplo e macio e termina com um final persistente de frutas secas e toques de torrefação.
CHANDON BRUT ROSÉ
Um espumante com a marca do Pinot Noir, é um aperitivo refrescante e vibrante, com um final sedoso e aveludado, e aromas sutis de morango e cereja.
CHANDON PASSION
Chandon Passion tem uma personalidade única e intensa, com notas de maracujá, pêssego, lichia, acrescidas de toques de rosas; e uma cor rosada inconfundível. Um aperitivo atraente, especialmente quando servido com gelo.