O home office é um formato de trabalho que veio pra ficar. Muitas empresas aderiram essa forma para assegurar o bem estar dos funcionários diante da pandemia da Covid-19. Contudo é preciso se adaptar as novas regras para o bem estar coletivo.
Hoje vamos falar sobre o famoso grupo de Whatsapp da empresa. Será que enviar mensagens de áudio para os colegas é uma forma mais prática e objetiva de comunicação? Esses argumentos (e os memes) provam que não:
1– Complica a localização de trechos da conversa.
Estamos sempre buscando informações nas conversas do WhatsApp, seja para confirmar uma informação ou relembrar uma demanda. O app permite que a gente retorne a qualquer trecho das conversas, menos as que estão em formato de áudio. Mantenha sua conversa com os colegas de trabalho por texto.
2 – Parece mais prático, mas só para você.
Já parou para pensar se todos os colegas resolvessem tudo por áudio? Ninguém faria mais nada a não ser ouvi-los.
3 – É preciso parar outras atividades.
Uma mensagem de texto pode ser lida em qualquer local sem precisar que se pause uma atividade. Já uma mensagem de áudio, não. Gravar e ouvir muitas vezes requer privacidade.
4 – Conexão e uso de dados
Mensagens de áudio consomem bem mais dados que mensagens de texto. Caso você use 4G e tenha um colega que envia muitos áudios, é bom que tenha um pacote ilimitado. Mensagens de texto, ao contrário, são levíssimas e mesmo com conexão fraca são enviadas e recebidas.
5 – Ocupa espaço na memória do seu smartphone
Quem já passou pelo sufoco de precisar apagar fotos e arquivos para enviar uma mensagem através do WhatAspp sabe como é importante não juntar gigas inúteis na memória do seu smartphone. O áudio ocupa muito espaço. E ainda: se você encaminhar para demais pessoas, vai criando cópias desses arquivos.
Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis e deixem seu home office e a relação com os colegas mais fáceis.