As sacolas plásticas, tão usadas por nós no dia a dia, parecem bastante práticas, mas a verdade é que elas poluem e causam um impacto terrível ao meio ambiente.
Para mudar essa situação, alguns supermercados pelo mundo começaram a não fornecer nenhuma embalagem ou sacolas plásticas aos clientes.

Em Londres, a Catherine Conway abriu o Unpackeged em 2006 pensando na maneira mais sustentável de vender os alimentos. O local é um dos 500 lugares mais queridos da cidade. O mercado vende produtos orgânicos e ecossustentáveis como óleos, frutas secas, queijos e pãezinhos.

Em Paris, a Bicoop 21, que inaugurou em 2015, foi pensada aos moldes do mercado berlinense. Ela vende cerca de 250 produtos, de iogurte ao arroz, todos orgânicos, a granel e feito por produtores locais. A ideia era fechar a lojinha em dezembro do mesmo ano, mas ela fez tanto sucesso que está aberta até hoje.

Lisboa também aderiu à ideia: o Maria Granel, com produtos exclusivamente de agricultores orgânicos portugueses. Eles assumem um compromisso com a natureza e com as pessoas, fornecendo alimentos livres de agrotóxicos.

Por aqui, na cidade de São Paulo, o supermercado Pão de Açúcar da avenida Ricardo Jafet adotou a campanha “Reutilizar #praserfeliz”, experimentando vender a granel e incentivado que os clientes levem suas próprias embalagens reutilizáveis.
Vale a pensa repensar a forma que você produz seu lixo, não, é?