Por Karime Loureiro, colunista VemTambém

Quando falamos sobre vinhos estamos falando sobre um universo. Isso mesmo: um mundo enorme repleto de possibilidades; e o mais importante conselho que eu dou aos meus clientes e amigos é: nada de preconceitos.
Há vinhos para todos os gostos e bolsos e nem sempre precisa ser caro. Um tarde à beira da piscina , por exemplo, pode sim pedir um champanhe, mas pode tranquilamente aceitar um vinho branco leve ou um belo espumante brasileiro que podem ser mais baratos e te trarão uma experiência incrível.
Via de regra, para escolher um bom vinho é preciso saber qual será a ocasião que aquele vinho será degustado. Dessa maneira, é possível definir qual o tipo de bebida procurar. O dia pede, normalmente, vinhos mais leves e refrescantes, opte pelos brancos e espumantes. Já se a sua ocasião for um jantar com amigos onde vários irão levar suas garrafas, acho interessante perguntar ao anfitrião quais pratos serão servidos e quem sabe combinar com os outros convidados os rótulos, assim ficará mais fácil escolher a sequência correta de vinhos, bem como suas harmonizações.