Por Karime Loureiro, colunista VemTambém
Quando eu falo que espumante é vida não estou mentindo: a melhor bebida do mundo, além de deliciosa e versátil, faz muito bem à saúde. Vamos ver?
Melhora a digestão: espumante, com seu baixo teor alcoólico associado ao potássio, magnésio e gás carbônico, além de melhorar a digestão, também abre o apetite. Isso se dá graças as enzimas produzidas na boca e no estômago.
Antidepressivo: o espumante auxilia pessoas com depressão, pois possui uma substância que produz serotonina e tiramina.
Melhora a pele: por possuir antioxidantes, a bebida se torna uma aliada a qualidade de sua pele, desintoxicando e mantendo o equilíbrio da cor. Além disso, o espumante também possui propriedades antibacterianas, que auxiliam quem tem a pele oleosa.
Faz bem ao coração: os antioxidantes também são responsáveis por diminuir a pressão arterial e prevenir possíveis complicações cardíacas.
Menos calórico : para se ter uma ideia, uma taça de espumante possui em média, de 80 a 100 calorias. Bem menos do que uma taça de vinho!
Ainda segundo o médico brasileiro, Dr. Jairo Monson , a ação diurética do espumante associada a quantidades significativas de Potássio e Magnésio é muito interessante em uma série de situações clínicas. O efeito anti-reumático ocorre porque substâncias do espumante inibem a Ciclo-oxigenase, enzima que desencadeia o processo inflamatório. O Champanhe, por exemplo, possui muito N-acetil-etanol-amina, substância que age estimulando o sistema límbico, no cérebro, onde está o centro do prazer e da sexualidade.
Viu como minhas borbulhas são maravilhosas?
Porém, é importante lembrar: como qualquer outra bebida, o espumante deve ser consumido com moderação, pois o consumo em excesso pode ser prejudicial. Segundo a OMS, mulheres podem ingerir uma dose diária, enquanto para os homens duas doses. Uma pesquisa realizada na Universidade de Reading, no Reino Unido, informa que o espumante auxilia a manter a boa forma, além de proteger o coração, se usado com moderação.
Fonte: provinho.org