Com a morte da rainha Elizabeth II na quinta-feira, dia 8 de setembro, seu filho mais velho, Charles Philip Arthur George (73 anos), é o novo rei do Reino Unido. O antes príncipe de Gales é o monarca mais velho a começar um reinado.

O novo rei pode escolher seu próprio nome; o esperado é que ele escolha Charles III. Com a coroação oficial, o título de príncipe de Gales passará ao príncipe William.
Charles era o primeiro da linha de sucessão e foi o único dos quatro filhos de Elizabeth a testemunhar a coroação de sua mãe. Ele já vinha assumindo alguns compromissos reais em decorrência da saúde de sua matriarca.

Pai de William e Harry (filhos de sua primeira esposa, Lady Diana), é avô de cinco netos e todos têm linha de sucessão ao trono. Atualmente é casado com Camilla Parker Bowles, a nova rainha consorte. Anteriormente, Camilla era a Duquesa de Cornualha.

Conheça a linha de sucessão do reinado:
1º – Príncipe William: O segundo na linha de sucessão é o príncipe William, de 40 anos, primeiro filho de Charles com a princesa Diana e neto de Elizabeth II;
2º – Príncipe George: O terceiro na linha de sucessão é o primeiro filho de William, o príncipe George (9 anos), bisneto da rainha;
3º – Princesa Charlotte: A quarta é a segunda filha de William, princesa Charlotte (7 anos);
4º – Príncipe Louis: O quinto na linha de sucessão é o filho mais novo de William, príncipe Louis (4 anos);
5º – Príncipe Harry: Em sexto na linha de sucessão vem o segundo filho de Charles e irmão mais novo de William, o príncipe Harry (37 anos);
6º – Príncipe Andrew: Em sétimo, vem o terceiro filho da rainha Elizabeth II, príncipe Andrew (62 anos), e depois seus filhos;
15º – Príncipe Edward: O príncipe Edward (58 anos), filho mais novo da rainha, vem em 14º, seguido por seus filhos;
18º – Princesa Anne: E a princesa Anne (72 anos), segunda mais velha atrás de Charles, é a 17ª, seguida por seus filhos.
A Família Real emitiu um pronunciamento em nome do rei Charles:
“Lamentamos profundamente o falecimento de uma soberana querida e de uma mãe muito amada. ‘Eu sei que a perda dela será profundamente sentida em todo o país, nos Reinos e na Commonwealth e por inúmeras pessoas ao redor do mundo. Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto em que a rainha foi tão amplamente mantida”.