Por Renato Ferreira-Zéro, repórter VemTambém
Falar em Cariri e não lembrar automaticamente do Padre Cícero é bem difícil. A região, no estado do Ceará, é uma junção das cidade do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha (os três juntos são conhecidos como “Crajubar”), Santana do Cariri e mais de 20 municípios. Esses aqui citados movimentam milhares de fiéis todos os anos para romarias, missões, pagamentos de promessas e, é claro, o Turismo Religioso.
Para chegar ao destino, em constante evolução, é possível por meio do Aeroporto Regional Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, por onde começamos nossa trajetória. A cidade é repleta de ‘Padres Cíceros’, um homem que não é santo (reconhecido pelo Vaticano), mas é tratado como um.
Assista “Padre Cícero – O Filme”, de Raymundo Neto:
Suas romarias e cultos são as maiores manifestações da região. Em um desses eventos você encontra brasileiros de todos os estados – não se assuste, é isso mesmo. Agora, depois do advento da pandemia, o movimento ficou menor, mas logo tem se estabelecido e esperamos que em breve essa caminhada de fé retorne.
Além das igrejas, museus e a Colina do Horto – onde fica a icônica estátua do santo popular – são opções para conhecer e se adentrar ainda mais na cultura juazeirense. E as lembrancinhas? Leve ‘Padres Cíceros’ para toda a família. Eles são vendidos em diversos tamanhos (até o real) e podem ser comprados a preços super acessíveis no Centro, nos arredores do museu, na colina… Em todo lugar!
Sob as bênçãos da mãe de Deus, o Crato
Ao lado de Juazeiro do Norte, outro ponto de encontro para fiéis e apaixonados pelo Turismo Religioso está o Crato. Por lá uma Nossa Senhora de Fátima olha por toda cidade e a cobre com suas bênçãos e sentimento de mãe.
O lugar é conhecido como o Horto da Nossa Senhora de Fátima e tem fama internacional. A estátua de Nossa Senhora é um dos maiores monumentos da América Latina, com 45 metros de altura (maior que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro – 38 metros – e o Padre Cícero do Juazeiro – 27 metros).
Aproveite qualquer época para visitar o Crato. Conforme divulgou o Governo do Ceará, o espaço contemplou a construção de um estacionamento, espaço ecumênico, iluminação, obras de paisagismo, urbanização com acessibilidade de 19 mil m², oferecendo melhores condições de trabalho para os comerciantes locais e infraestrutura para o turismo religioso.
Ainda mais força para o povo cratense!
O santo casamenteiro também é do Cariri
Se a fé em Antônio for boa, não deixe de ir em sua festa! A festa do Pau da Bandeira (popularmente conhecido como o ‘pau de Santo Antônio’) é uma celebração popular quase secular. Ela acontece desde o ano de 1928 para anteceder o dia dele.
Em 2015 foi reconhecida pelo Iphan como um Patrimônio Cultural Brasileiro e, compreendemos sua relevância histórica e cultural. Se você procura um amor ou está devendo uma promessa a Santo Antônio fique atento às datas. O festejo acontece no domingo mais próximo ao dia 31 de maio. Ainda dá tempo de participar em 2022.
A Irmã Benigna de Santana do Cariri
Na mesma região, na cidade de Santana do Cariri, fé e devoção fazem parte do roteiro religioso de seus nativos e de muitos cristãos. Aqui nós contamos um pouco da história da menina Benigna Cardoso da Silva.
Ela foi órfã de ambos os pais, religiosa e estudiosa, e teve sua vida tirada em um ato de violência por amor não correspondido. Isso aconteceu no ano de 1941, 9 dias depois de seu aniversário, em 24 de outubro.
A garota tinha uma rotina de pegar água todas as tardes; Raul, um jovem da mesma idade tentou seduzi-la e ela não correspondeu. Ele então sacou um facão e desferiu cortes contra Benigna.
Seu corpo foi sepultado no dia seguinte e, desde então, fiéis seguem visitando seu túmulo. Os festejos e romarias acontecem nos dias 15 e 25 de outubro – data de seu nascimento e morte.