Por Karime Loureiro, colunista VemTambém
Que o vinho é uma bebida gastronômica a gente sabe, mas é claro que ele é muito mais do que isso; ele também é uma bebida “romântica”, não é mesmo?
Há sempre uma preparação para a degustação de um vinho: começa pela escolha da taça, passa pelo belo prato para harmonização, além do prazer de uma companhia especial. Afinal, não se desperta a sensualidade sem um preparo.
Pesquisadores da King’s College em Londres e da Public Health Wales entrevistaram cerca de 30.000 pessoas, com idades entre 18 e 34 anos, em 21 países diferentes e descobriram que depois de beber vinho tinto, 25% das pessoas relataram se sentir sexy.
Um outro grupo de pesquisadores italianos descobriu que os compostos do vinho estimulam as mulheres. Quanto aos homens, a excitação tem muito a ver com a testosterona, no entanto, quando fazem “xixi” eles acabam eliminando testosterona devido a uma enzima chamada UGTb17. Mas (trago boas notícias ), o vinho tinto bloqueia tal enzima, mantendo os meninos “no clima”.
Ainda nessa linha, mais um estudo mostrou que os consumidores vinho tendiam a sentir mais atração por outras. Nesta pesquisa, porém, a ideia foi verificar se o consumo de vinho afetava a percepção dos outros sobre quem tinha consumido vinho. Pediu-se para 20 homens e 20 mulheres avaliarem o quão atraídos sentiam-se por pessoas retratadas em uma série de fotos. Os modelos primeiramente foram fotografados sóbrios e após consumirem 250 ml e 500 ml de vinho, em seguida foram fotografados novamente, sempre com a mesma pose, luz e enquadramento.
Os resultados mostram que os modelos registrados após o consumo de 250 ml de vinho foram considerados mais atraentes do que das duas outras opções.
Segundo cientistas, isso pode ser explicado pelo fato de o consumo de uma pequena porção de vinho aumentar a circulação sanguínea e, consequentemente, enrubescer a rosto dos modelos, além de fazê-los sorrir sutilmente e estarem mais relaxados para as fotos.

Mas será que há um vinho ‘mais sexy’ que outros? Não há uma resposta conclusiva, contudo a escolha das mulheres parece sempre tender aos aos vinhos brancos e rosados, talvez porque estes vinhos são mais difíceis de serem feitos e degustados. Segundo Deise Novakoski, sommelière, “Muita gente acredita que a mulher gosta mais dos vinhos brancos e rosados porque são mais leves. Mas não é este o motivo. Estes vinhos são mais intrigantes. Têm mais aromas e de difícil identificação. O homem é mais óbvio e prefere vinhos mais simples como os tintos. A mulher gosta do prazer de ir descobrindo aos poucos cada aroma. A sensualidade também está ligada à essência. A química só acontece após sentir o cheiro do outro e da pele. Os aromas nos levam a lembranças agradáveis”.

Vocês concordam?