Pensar em uma viagem mais sustentável e responsável deve ser o principal compromisso dos viajantes em 2022

1 – Fique de olho no “greenwashing”.
Muitas empresas estão se adaptando para aderirem ao pensamento “greenwashing“, ou seja, para serem mais sustentáveis. É preciso perguntar como essas empresas lidam como recursos naturais e com o cotidiano da hospedagem. Não trocar a toalha diariamente, por exemplo, faz parte desse novo olhar.
2 – Não tenha vergonha de questionar.
É isso, não tema parecer um viajante chato. Pergunta ao gerente, ao seu agente, ao hoteleiro. O que não dá mais é para ficar parado. Saber que certificações ligadas à sustentabilidade possuem, que projetos apoiam e financiam, como reinvestem a renda gerada por suas vendas é do interesse de todos.
3 – Privilegiar o Slow Travel.
Tente ficar o máximo de tempo em só lugar, conheça a cultura daquela região, se conecte com o lugar, entenda a cultura daquela comunidade. A gente conhece um lugar vivendo o dia a dia e não triscando nos pontos turísticos.
4 – Tente fugir do overtourism e da alta temporada.
É claro que todos nós temos nossas temporadas de férias e os lugares que queremos muito conhecer, mas caso pudermos, viajar em momentos mais tranquilos diminui o impacto negativo da super lotação nas cidades turísticas.
5 – Conhecer a proveniência do que compramos ou consumimos durante uma viagem.
Você não precisa sair comprando tudo que tiver pela frente. Analise bem antes de comprar e saiba de quem está comprando. Fuja de grande conglomerados de lojas ou de departamento e valorize o produtor local. Isso é uma atitude louvável e fortalece o turismo local.