O 30º Cine Ceará, que será realizado entre os dias 5 a 11 de dezembro de forma presencial em Fortaleza, homenageará os artistas Lázaro Ramos e Gloria Pires. O evento será transmitido de forma on-line no Canal Brasil, streaming dos canais Globo, YouTube do festival e TV Ceará.
Ambos receberam o troféu Eusélio Oliveira em suas casas e gravaram vídeos de agradecimento, que serão expostos no decorrer do evento – além de serem transmitidos no YouTube e no Cineteatro São Luiz.
Sobre o Cine Ceará
O 30º Cine Ceará tem por finalidade levar ao público cearense uma parcela significativa da produção de cinema ibero-americana, possibilitando o intercâmbio entre os produtores brasileiros e dos países ibero-americanos e a divulgação de novos talentos na área do audiovisual.
É uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Conta com a parceria do Canal Brasil e o patrocínio da Cegás e de outras empresas públicas e privadas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Os homenageados
Glória Pires
Ao longo de sua carreira, a atriz já protagonizou diversos personagens que marcaram a televisão, cinema e teatro brasileiros. Atuou em novelas e minisséries como “As Brasileiras”, “Rei do Gado”, “Paraíso Tropical”, “Insensato Coração”, “Babilônia” e a mais recente “O Outro Lado do Paraíso”. Além de participar de grandes filmes nacionais como “Se Eu Fosse Você”, “É Proibido Fumar”, “Linda de Morrer” e “Nise”. Em 2019, voltou às telinhas no remake de “Éramos Seis”. Em 2021, estará no longa da Imagem Filmes “A Suspeita”, de Pedro Peregrino, onde vive Lúcia, uma comissária da Polícia Civil que sofre de Alzheimer.
Lázaro Ramos
Nascido em Salvador, Bahia, Lázaro Ramos é ator, apresentador, dublador, cineasta e escritor. Iniciou a carreira teatral aos 15 anos de idade, quando entrou para o Bando de Teatro Olodum, dirigido por Márcio Meirelles. No cinema, despontou ao protagonizar o filme “Madame Satã”, de Karim Ainöuz, em 2002. Tem na sua carreira filmes como “O Homem que Copiava”, “Meu Tio Matou um Cara”, “Cidade Baixa”, “Ó Paí, Ó”, “Carandiru”, “Tudo Que Aprendemos Juntos” e “O Beijo no Asfalto”. Para 2021 está previsto o lançamento de “Medida Provisória”, longa que marca sua estreia na direção de ficção para os cinemas – em mais uma parceria com Daniel Filho, que assina a produção do filme.