Apreciar obras de arte é uma coisa que nunca nos cansamos de fazer. Mesmo em momentos de isolamento social, com reabertura gradual de equipamentos culturais, nós não abrimos mão de conhecer mais e aproveitar o que grandes artistas nos deixaram de legado ao redor do mundo. Depois do colecionador e diretor do Museu da Fotografia Fortaleza, Silvio Frota, nos presentear com a indicação de 7 fotografias imperdíveis, agora ele nos elencou 5 obras maravilhosas para conhecer de casa.
Preparados para este momento de Arte? VemTambém!
1. O Abaporu (1928) – Tarsila do Amaral
Uma das obras mais importantes do Brasil, hoje está na Argentina, no Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Argentina).
2. Retrato de Adele Bloch-Bauer I (1907) – Gustav Klimt
Hoje a obra de arte pertence a Ronald Lauder, que na época da compra foi um recorde: US$ 135 milhões. Está exposta na Neue Galerie, em Nova York (Estados Unidos).
Existe também um filme sobre a história da obra: A Dama Dourada.
3. Guernica (1937) – Pablo Picasso
A obra retrata a guerra civil espanhola. É uma pintura gigantesca (349 cm de altura por 776,5 cm de comprimento) e hoje está no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid (Espanha).
4. La Danse (1910) – Henri Matisse
Existem duas versões: uma delas está no Museu de Arte Moderna (MOMA), em Nova York, Estados Unidos. A outra está no Museu Hermitage, em São Petersburgo (Rússia).
5. Autumn Rhythm (Number 30) (1950) – Jackson Pollock
A obra de arte está no The Metropolitam Museum, em Nova York (Estados Unidos). É uma pintura gigantesca (266,7 cm de altura por 525,8 cm de comprimento). Existe um filme sobre a vida do artista: ‘Pollock’.
Gostou das indicações? Quando a pandemia passar, qual é o que você vai visitar primeiro?