A Universidade Federal do Ceará (UFC) começará o próximo ano com a marca da expansão. A Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, município a 298 quilômetros de Fortaleza, fez a doação de um terreno de 5.648,36 metros quadrados distante 300 metros da praia na internacional Vila de Jericoacoara, para instalação de uma sede da UFC, vinculada ao Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR). O projeto de lei oficializando a doação foi aprovado nesta quarta-feira (27) pela Câmara de Vereadores daquele município.
O futuro equipamento será base do projeto UFC em Jericoacoara e contará com uma estação científica, um centro de visitantes, uma unidade de formação na área de turismo ecológico, auditório e alojamentos. Entre os planos, também está a criação de um curso de graduação em Turismo Ecológico. Em sessão no último dia 15, o Conselho Universitário (CONSUNI) aprovou o recebimento do terreno em cumprimento às normas legais da Universidade em relação à doação de imóveis.
“Em janeiro de 2024 serão feitas as medições do terreno para a elaboração do projeto básico do centro de formação e do anexo para hospedagem. Atualmente, temos o projeto básico da Estação Científica. Em seguida, serão feitos os projetos executivos para a licitação. O recurso já está garantido por emenda da bancada federal do Ceará para a UFC”, informa o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida.
Para o reitor, “a ideia é que a Estação seja guardiã do Parque Nacional de Jericoacoara”. Ele explica que a iniciativa “tem a finalidade de apoiar a conservação dos seus recursos socioeconômicos e ambientais através do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como contribuir para a elaboração e implementação de políticas públicas de relevância local, nacional e internacional na Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Jijoca e no Parque Nacional de Jericoacoara, sobretudo se considerarmos o contexto das mudanças climáticas, oceanos, transição energética e turismo sustentável”.