Mergulhar na história local faz de qualquer viagem mais prazerosa e enriquecedora. E a gastronomia não precisa ficar a parte disso. Em Madrid, conheci um restaurante muito interessante: O “Las Cuevas de Luis Candelas”, que além de oferecer uma tradicional gastronomia local, carrega uma história interessante e parecida com a do Rei do Cangaço – Lampião. Luis Candelas foi um personagem real, cuja astúcia, habilidade e ousadia para escapar das garras da polícia o tornaram legendário. Sua máxima era “não matar, nem ferir ninguém”.
Em meio à um passeio despretensioso, pela Plaza Mayor, enquanto buscava um restaurante legal para almoçar, me deparei com o “Las Cuevas” – As cavernas – sem imaginar que se tratava de um dos mais tradicionais da cidade. O restaurante funciona desde 1949, numa espécie de gruta onde o “bandolero” Luis Candelas se escondia e preparava seus golpes, junto à sua quadrilha, nesse local estratégico, labiríntico, com muitas saídas, o que facilitava o despiste de seus perseguidores. Ainda hoje o estabelecimento mantém a decoração e arquitetura da época, inclusive, todos os visitantes são recebidos pelo próprio Candelas – garçom caracterizado com as vestimentas do emblemático personagem, que exibe uma arma de fogo, denominada trabuco. O cenário, de fato, nos tele transporta ao século XIX.
A especialidade da casa é o “Cordero” – carneiro – mas minha indicação é a “Paella con Pollo y Marisco” com o vinho “Marqués de Riscal – Vino de Rueda” para harmonizar. Os clientes recebem de lembrança um pergaminho com as histórias em quadrinhos do famoso anti-heróia! É muito interessante a semelhança com o Lampião e mergulhar nessa história comendo e bebendo muito bem! (risos).