O Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro, terá em 2020 o tema “Turismo e Desenvolvimento Rural”, comemorando o papel do turismo em fornecer oportunidades fora das grandes metrópoles e preservando o patrimônio cultural de todo o mundo. A data será celebrada em um momento crítico – em meio a pandemia de Covid-19 – onde países estão apoiando o setor para impulsionar a recuperação, especialmente em comunidades rurais.
Essa é a primeira vez após 40 anos em que a celebração não contará com um Estado-Membro da OMT em sua organização. Diferente dos anos anteriores, apenas as nações do bloco Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o Chile apenas na condição de observador) servirão para anfitriões.
O acordo representa a solidariedade internacional que transpassa o Turismo, reconhecida pela entidade como essencial para a recuperação.
“Em todo o mundo, o turismo empodera comunidades rurais, proporcionando empregos e oportunidades, principalmente para mulheres e jovens.”, diz Zurab Pololikashvilli, Secretário-Geral da OMT.
Além da recuperação, outra grande causa é a permanência dos ecossistemas existentes nas localidades. “Também permite que as comunidades rurais mantenham seu patrimônio cultural e tradições únicas e o setor é vital para salvaguardar o habitat e as espécies ameaçadas de extinção”, completa Pololikasshvilli.