O Crato, no Cariri cearense, é um município rico turisticamente, no entanto não é um dos mais conhecidos por rotas no estado. O projeto Crato de Emoções foi criado para mudar esse cenário e atrair ainda mais pessoas à cidade. O lançamento acontece na próxima segunda-feira, em Fortaleza, e é uma parceria da Prefeitura do Crato com Secretaria de Turismo do Ceará.
O Crato de Emoções foi elaborado para atuar no turismo em três vertentes.
Aventura: trilhas, mountain bike e diversas outras possibilidades que a natureza do município oferece.
Religião: o Crato é uma cidade que respira fé. A estátua de Nossa Senhora de Fátima atrai milhares de turistas, anualmente. Segundo o secretário de turismo e desenvolvimento econômico sustentável, Luís Carlos, a divulgação da imagem e o trabalho em parceria com Juazeiro do Norte (onde está a estátua de Padre Cícero) elevou a visitação dos romeiros em 310%, nos últimos dois anos.
Cultura: maracatu, reisados, folclore e museus são alguns dos atrativos que serão ainda mais divulgados nesse sentido. A Expocrato, maior evento cultural do município, atrai, de acordo com o secretário, 600 mil turistas à cidade durante os nove dias de evento.
Além de tudo isso, o Crato conta com a Chapada do Araripe, berço histórico, cultural e paleontológico, que pode ser reconhecido pela Unesco com patrimônio da humanidade.
O Crato de Emoções vai ser lançado, inicialmente, em Fortaleza e no Crato. Mas a ideia é ampliar a divulgação para outras cidades do país e do mundo.