O secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, foi anunciado para a equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi apresentada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, na manhã desta quarta-feira, 16 de novembro.
Arialdo está escalado na equipe de discussão do Turismo, que conta também com: Carina Câmara, Luiz Barreto, Marcelo Freixo (PSB), Veneziano Vital do Rego, Marta Suplicy, Orsine Oliveira Junior e Chieko Aoki.
O secretário é o sétimo nome do Ceará indicado à transição de governo. Os outros são: Rubens Linhares Mendonça Lopes, integrante do diretório estadual do PT no Ceará, Helena Martins, jornalista e professora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC), Veveu Arruda (PT), ex-prefeito de Sobral e marido da governadora Izolda Cela (sem partido), Jaana Fernandes, funcionária de carreira do Ministério da Educação (MEC), além de José Pimentel (PT), ex-senador, e Camilo Santana (PT), ex-governador e senador eleito.
Arialdo Pinho (68 anos) é mineiro, natural de Lima Duarte. Veio ao Ceará em 1958; cursou Administração, Economia e Ciências Sociais. Em 2006 foi coordenador de campanha do ex-governador do Ceará, Cid Gomes.
Na gestão de Camilo Santana (2015-2018/2019-2022) esteve a frente da pasta do Turismo no Ceará