Albert Einstein foi um físico teórico, nascido em Ulm, na Alemanha, que teve uma grande contribuição para a humanidade: desenvolvimento da Teoria da Relatividade Geral. Não foi um aluno exemplar, em sua época mais jovial e seu sucesso não foi precoce, como muitos acreditam. Graduou-se em Física e Matemática em 1900, com boas notas, e finalizou seus estudos logo na sequência, com um doutotrado e publicações de grandes estudos.
Pode parecer um pouco distante da nossa realidade, mas você sabia que o Ceará esteve em suas rotas de pesquisa e foi fundamental para a Teoria da Relatividade? Isso mesmo.
Sobral, conhecido por Berço das Estrelas (por ter gerado tantos artistas nacionais), foi um cenário importante para abraçar os estudos do alemão. Em 1919, há quase 102 anos, a comitiva de astrônomos do físico conseguiram comprovar um momento em que o disco solar foi obscurecido pela lua.

À época, ainda com a pouca difusão de informação, os sobralenses se assustaram com a situação, tiveram reações diversas, enquanto os cientistas anotavam tudo e captaram materais no Berço das Estrelas.
A ocasião foi tão marcante que os cearenses têm um carinho especial por Einstein. Existe, inclusive, o Museu do Eclipse, que te revela estas teorias sob o aval do nosso aniversariante do dia!
