A Rota Cariri, lançada na última semana, reúne mais de 50 pontos turísticos para você desbravar uma das regiões mais ricas do Ceará. Eles envolvem múltiplas atividades para envolver quem chegar no Cariri. Tem o Turismo Religioso, reunindo diferentes locais para renovar a fé; Turismo de Arte e Cultura com muitos museus para conhecer ainda mais o lugar; Turismo Histórico e de Educação, no Geopark Araripe e o Turismo de Entretenimento e Lazer, com locais para descansar e relaxar.
A VemTambém separou os principais destinos para você desbravar pela Rota Cariri ou para você planejar melhor a sua viagem e estadia pela região. Preparados?
O lugar perfeito para renovar sua fé
Ir ao Cariri e não visitar a Estátua do Padre Cícero é como ignorar a presença do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. O destino é repleto de miniaturas e locais com a imagem do famoso Padim Ciço. Por isso, aproveite para tirar pelo menos meio dia para visitar a estátua, o Casarão do Horto e o Museu e Memorial do Padre Cícero. Todos em Juazeiro do Norte.

Foto: Fábio Thé/VemTambém
No Crato, você pode conhecer a Estátua de Nossa Senhora de Fátima e em Barbalha as igrejas Matriz de Santo Antônio, a de Nossa Senhora do Rosário e aproveitar a Festa do Santo Antônio no meio do ano.
Além disso, existem muitas outras igrejas distribuídas nas cidades de Nova Olinda, Assaré e Santana do Cariri.
Conecte-se com o passado muito distante
Um dos locais mais famosos do mundo por guardar a história dele é o Cariri, sabia? A região preserva, em milhões de anos, Geossítios e Fósseis dos dinossauros. Mas não é só isso: em todos os locais você vai encontrar um guia para lhe orientar e lhe deixar ainda mais encantado com o lugar.
Você pode começar pelo Crato, no Geoparque Araripe, Museu dos Fósseis – DNPM e museus de História do Crato e História Natural da Urca. Outro destino para você que busca este tipo de informação é o Museu de Paleotologia em Santana do Cariri.

Foto: Fábio Thé/VemTambém
Arte e encanto em madeira, couro e literatura
Um dos maiores chamativos visuais do Cariri é sua estética visual reconhecido no mundo inteiro. Isto porque os artesãos locais preservam sua arte em séculos, bem como o mestre Espedito Seleiro, em Nova Olinda.

Foto: Fábio Thé/VemTambém
Outros destinos para encher os olhos e garantir aqueles presentes para todo mundo são as Casas e Museus de Artesanato. É o caso do Centro Cultural Popular Mestre Noza, em Juazeiro do Norte; Casas e Museus dos Mestres e Mestras da Cultura e literatura em Cordel em Assaré; Vila da Música Monsenhor Ágio, no Crato e muitos outros.

Foto: Fábio Thé/VemTambém
Já a Fundação Casa Grande é para você se encantar e sentir vontade de voltar ao Cariri por pelo menos duas vezes no ano. O destino é todo “gerenciado” por crianças, que são responsáveis por lhe guiar por um museu e contar a história da região. Eles sabem tudo!

Foto: Fábio Thé/VemTambém
Clique aqui e leia a nossa revista especial da região Cariri.

Reprodução: Revista VemTambém
Relaxar e aproveitar a região sul do Ceará
Além de uma infinidade de possibilidades, você pode relaxar e tirar alguns dias de folga do jeito que sempre mereceu. O Cariri tem diversas opções para você viver a tranquilidade e o aconchego sul-cearense.

Foto: Reprodução Arajara Park
Em Barbalha, o Arajara Park oferece um serviço de altíssima qualidade, com a Pousada Soldadinho do Araripe. Além disso, você pode conhecer o Balneário Caldas (também em Barbalha) e emergir na Europa cearense no Euroville, em Santana do Cariri.
Vai viajar e precisa de um seguro? Faça seu Seguro de Viagem.
Viagem para fora do país? Adquira seu Chip Internacional.