Nos últimos dois anos a Pandemia de Covid-19 mudou a forma como pensamos a relação das pessoas com os negócio
As transformações foram aceleradas mudando completamente o cenário de muitas pequenas empresas. A diminuição de pessoas circulando teve impacto direto em demissões e fechamentos.
Para evitar que essas medidas drásticas ocorressem, o Prospera, Programa de Microfinanças do Santander, por meio da Regional Ceará Metro, a fim de aumentar seus atendimentos de crédito, abriu 6 novas lojas no estado, sendo elas em Canindé, Eusébio, Trairi, Itapipoca, Pacajus e Aracati. O Prospera tem 3 regionais no Ceará, em Juazeiro do Norte, Quixadá e na capital Fortaleza.
O programa completa 20 anos de operações em 2022 e chegou a R$ 1,9 bilhões em carteira e 119 lojas dedicadas ao empreendedor. Atualmente, são 708 mil clientes ativos e o Santander estima um aumento de 30% ao longo do ano.
Evandro de Araújo é um desses empreendedores ajudados pelo PROSPERA. Proprietário de marca de surfwear, conheceu o programa por meio de um agente de crédito e após analisar as vantagens, como maios agilidade e menor taxa de juros do mercado, resolveu apostar. “O empréstimo me ajudou a me recolocar no mercado, comprar mercadoria a vista e atualizar o maquinário da minha empresa.” Diz ele.
Lana Sucupira, gerente regional da região metropolitana de Fortaleza, afirma que sua maior alegria é impactar positivamente na vida das pessoas. “Trabalhar com microfinanças é oportunizar o desenvolvimento do empreendedorismo. Gostamos de conhecer todas as histórias individualmente e cada uma é especial pra gente.” Diz ela.
Empreendedorismo Feminino
Com atuação desde 2016 e com lojas espalhadas por toda região metropolitana de Fortaleza, o Prospera Microfinanças, programa de crédito do Santander para micro e pequenos empreendedores, apoia mais de 69 mil mulheres, o equivalente a um saldo de R$154 MM. Para o negócio, a participação feminina é altamente significativa: 65% da operação é destinada a esse público. Para as tomadoras de crédito, os principais setores são serviços, confecção e alimentação.
Como contratar
A estratégia do negócio é levar agentes até seus clientes que verificam se há atividade há mais de 6 meses e a capacidade de geração de resultado, podendo conceder crédito imediato. A visita é realizada com tablets integrados ao sistema de crédito do Banco, o que possibilita o desembolso em até duas horas. Para os interessados, o primeiro passo é preencher o formulário: