
O Príncipe William, apoiado pela Rainha Elizabeth, está promovendo o evento Earthshot Prize, que visa achar soluções para alguns dos principais problemas ambientais do planeta. A premiação chega a £50 milhões – cerca de R$350 milhões – é considerada a maior da história.
Nos próximos 10 anos, a partir de 2021, serão concedidos cinco prêmios de £1 milhão (cerca de R$7 milhões) todos os anos, até 2030. O objetivo visa realizar uma conexão mundial com empresas, empreendedores e financiamentos, potencializando os efeitos das soluções ambientais achadas no decorrer da próxima década.
Os vencedores poderão ser pessoas individuais, empresas, equipe de cientistas ou ativistas, cidades, países e até mesmo governos; dedicados em achar novas ideias e soluções que aborde um dos cinco Earthshots: proteger e restaurar a natureza; limpeza do nosso ar; reviver nossos oceanos; construir um mundo livre de resíduos; e consertar nosso clima.

Serão 12 jurados de projeções mundiais, que estarão engajados no compromisso de apoiar o meio ambiente no decorrer dos 10 anos seguintes. O brasileiro Daniel Alves é um deles. A lista de peso, segue com nomes como: Rainha Rania, Cate Blanchett, Yao Ming, Shakira, Christiana Figueres, Okonjo-Iweala, Jack Ma, Hindou Oumarou, Naoko Yamazaki, Indra Nooyi e David Attenborough. Todos assumiram o compromisso de ajudar o planeta a convite do próprio príncipe William.
