Resgate do patrimônio cultural cearense. O prédio da Secretaria da Fazenda (Sefaz II) foi reformado e entregue pelo Governo do Ceará neste mês, dia 1º de outubro. A obra faz parte do resgate arquitetônico, cultural e histórico da cidade de Fortaleza.
O foi construído no início do século XX, adquirido pelo Estado na década de 1960. O espaço já abrigou um museu e foi onde funcionou a Secretaria de Obras Públicas.
Um breve histórico
Construído na primeira metade do século XX, o prédio foi adquirido pelo Governo do Estado no dia 05 de setembro de 1968, mediante desapropriação. O imóvel pertencia à Companhia P. Machado Indústria e Comércio.
Em 10 de agosto de 1976, neste edifício, passou a funcionar o Museu de Minerais do Ceará Professor Odorico Rodrigues de Albuquerque, do Departamento de Minas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos do Estado (Sosp).
Posteriormente, em julho de 1989, após uma restauração, o prédio foi inaugurado como sede II da Secretaria da Fazenda do Ceará, quando passou a abrigar o Contencioso Administrativo Tributário (Conat) e toda a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação.