Por Karime Loureiro, colunista VemTambém
Há mais de 6 mil variedades de uvas.
Segundo um relatório da OIV, Organização Internacional da Vinha e do Vinho, são mais de 6 mil tipos de uvas Vitis vinifera ao redor do mundo.
Sendo, em primeiro lugar, a Cabernet Sauvignon, cerca de 350 mil hectares plantados, aproximadamente de 5% do total das áreas de vinhas.
Que tal saber algumas curiosidades sobre essa bebida? Já aproveita e manda para os amigos que também gostam da bebida de Dionísio!
Segurar a taça de vinho de forma correta não é frescura!
Quando você segura a taça se vinho pelo bojo:
Vinho Verde não é verde!
O nome não faz referência à coloração da bebida, mas à localização onde é produzida. Este tipo de vinho é feito exclusivamente na região demarcada dos Vinhos Verdes, na província do Minho, no noroeste de Portugal.
Em sua maioria brancos, também podem ser encontrados rosés, tintos ou espumantes.
Vinhos brancos também podem ser feitos com uvas tintas
Isso é possível porque as polpas das uvas geralmente são claras, sem pigmentos de cor. Por isso, na utilização de uvas tintas para a produção de vinhos brancos, o líquido não pode ter nenhum contato com as cascas.
Um grande e delicioso exemplo disso são os espumantes Blanc de Noir, geralmente feitos de uva Pinot Noir ( tinta), mas de cor branca.
Não guarde seus vinhos na cozinha
Embora vejamos inúmeras projetos arquitetônicos com espaços para guardar os vinhos na cozinha, este
é um dos piores lugares da casa para manter seu vinho armazenado, por conta do calor excessivo que costuma ser liberado pelos eletrodomésticos, como forno e geladeira. Além disso, há muita luz…
Nem sempre as mulheres puderam beber vinho…
Na antiguidade era proibido para as mulheres o consumo do vinho. Nos tempos do Império Romano, se uma mulher fosse flagrada bebendo vinho, poderia até perder a vida.
Envelhecer é diferente de amadurecer
É muito comum confundir o significado destes verbos no mundo dos vinhos. Na realidade, eles passam por amadurecimento quando ainda estão nos barris de carvalho ou nas cubas de aço inoxidável. Deste modo, somente quando estão nas garrafas é que envelhecem.
Não quer errar? Escolha espumante!
Engana-se quem acredita que os tintos encorpados são a melhor opção no quesito harmonização. Os espumantes são vinhos mais versáteis que existem no universo, são “gastronômicos”; ou seja, caem bem com a comida! Contêm gás carbônico, são mais digestivos e versáteis em qualquer refeição do dia a dia. Além disso, há ampla variedade dessas bebidas, indo desde as opções Nature e Extra Brut, com pouquíssimo açúcar, até o Moscatel, com mais de 45 gramas de açúcar em cada garrafa.
Os espumantes brasileiros são uns dos melhores do planeta. A cada ano nossos espumantes vem ganhando mais e mais prêmios pelo mundo.
Ou seja, espumante é vida!