Por: Rô pro Mundo
O nomadismo digital representa um estilo de vida baseado na liberdade geográfica, onde usamos a internet para trabalhar enquanto viajamos pelo mundo. Essa ideia é aplicada principalmente para quem acredita ter um perfil mais nômade, que gostam de conhecer diversos lugares mas sem deixar as responsabilidades de lado.
Existem algumas opções no mercado onde as funções hoje em dia estão bem mais adaptadas com o Nomadismo Digital facilitando a escolha de se ter uma maior liberdade.
Consultoria Online
Se você já tem uma boa expertise em alguma área específica no mercado corporativo, poderá oferecer consultorias sobre assuntos que você domina, através de uma chamada por videoconferência, poderá atender seus clientes de onde você estiver, sendo mais fácil suprir a necessidade do outro e resolver o problema em questão; é uma forma de começar a sua carreira como nômade digital.
Design e Criação de Sites
Hoje a disseminação do design estendeu-se para além das agências de publicidade e você pode tranquilamente se tornar um Social Media e atuar de forma freelancer desenvolvendo a identidade visual dos seus clientes, criando logos, cartões de visita, posts para redes sociais e até sites sendo analistas de SEO, programadores, também podendo trabalhar de qualquer lugar do mundo.
Produção de conteúdo
O trabalho que ficou muito popular no Instagram e YouTube e que todo mundo acha fácil (dizendo que é só publicar uma foto ou um vídeo e ganhar likes e dinheiro através deles). Mas a verdade é que o criador de conteúdo precisa estudar vários assuntos se quiser se destacar e obter resultados significativos para viver financeiramente de seus conteúdos como: técnicas de SEO, Copywriting, funil de conteúdos, nicho e persona, arquétipos, branding, mkt pessoal, linguagem estratégica, saber editar fotos, vídeos, pesquisar sempre sobre os lugares e as histórias por onde passa (no caso do nicho de viagem), fora estudar tendências, fazer um bom atendimento ao público (respondendo e interagindo com seus
seguidores) e muito mais!
Assessor de Imprensa
O trabalho do assessor de imprensa é basicamente escrever sugestões e enviar sugestões de pauta, além de prestar atendimento aos clientes e ficar atento ao mailing diário, é um trabalho bastante flexível que permite, inclusive, atender várias contas ao mesmo tempo, assim como possibilita que se trabalhe de qualquer lugar, basta uma boa conexão com a internet e uma linha telefônica.
Atenção: para se tornar um assessor ou assessora de imprensa é necessário ser graduado em comunicação social.
Vendas Online
Quando se fala de vendas na Internet ela possui várias formas, desde você ter um infoproduto e vender em plataformas online (Hotmart, Ticto, Eduzz, Kiwify…), como ter um e-commerce, uma lojinha virtual dentro do Instagram, vender em seu site ou anunciar em grandes sites como: Amazon, Olx, Magazine Luiza, Lojas Americanas ou grupos de Facebook, WhatsApp entre outros, gerando lucro de onde estiver.
Esse é um mercado que movimenta bilhões de reais na internet e oferece toda a comodidade para que os clientes recebam seus pedidos sem sair de casa.
Uma dica que posso dar é que procure um trabalho que goste, comece atuando na sua residência de origem e vá fazendo pequenas mudanças para saber como se sente quanto a isso, trabalhando de uma cafeteria, um hotel da própria cidade, uma praia próxima, para só depois fazer largos passos (uma mudança de país, por exemplo).