A empresa finlandesa Nokia foi contemplada pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço – mais conhecida pela sigla em inglês “NASA” – para implantar a tecnologia de internet 4G em solo lunar. As informações são da própria Nokia, divulgadas nesta semana, dia 19 de outubro. O projeto faz parte do Programa Artemis, que também tem o objetivo de levar a primeira mulher à lua.
A subsidiária americana da Nokia recebeu cerca de US$ 14,1 milhões para realizar a missão. A Intuitive Machines, empresa estadunidense privada, foi a escolhida para fabricar a sonda que instalará a rede 4G, por meio de robôs. Com isso, os astronautas poderão realizar transmissão ao vivo em alta resolução, além da velocidade de compartilhamento de dados se tornar muito maior.
O objetivo da Nasa é tornar a vida humana viável no satélite natural até 2028. E para começar irá modernizar a lua, possibilitando uma melhor e mais rápida comunicação com o planeta Terra. A Nokia ainda ressaltou a possibilidade do projeto ser atualizado para a nova tecnologia 5G.