Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, em 2022, o Museu do Ipiranga (em São Paulo) deverá ser reinaugurado por meio do projeto que leva o mesmo nome do equipamento cultural.
É previsto que todo o edifício, patrimônio tombado, será dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços de fruição visual de sua arquitetura monumental plenamente renovados, com acessibilidade universal e integrados ao conjunto urbanístico do Parque da Independência.
O Museu terá, ainda, uma nova área de 6.800 m², incluindo sala de exposições temporárias, salas para atendimento do programa educativo, café, auditório, loja e uma área confortável de acolhimento, tornando-o compatível com os grandes museus internacionais. O Novo Museu irá ampliar de forma significativa a sua visitação pública, podendo receber um público acima de 500.000 visitantes/ano.
As exposições de longa duração, utilizando os acervos do Museu, serão ampliadas e completamente renovadas. Os temas e questões serão desenvolvidos dentro das linhas de pesquisa institucional: Universo do Trabalho, Cotidiano e Sociedade e História do Imaginário. Prevê-se novos mobiliários, projeto de iluminação, projetos de multimídia e restauração de acervos. Especial atenção será dada para a acessibilidade plena, entendida como forma de inclusão social de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade.