Itapipoca, localizada a 342 quilômetros da capital cearense, será contemplada com uma sala pública de cinema.
A iniciativa integra as ações do programa Cine +: cultura, educação e sustentabilidade e consiste em democratizar a arte a partir da construção de salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes. A ação é da Quitanda Soluções Criativas, em parceria com a Enel, poder público, e outros importantes colaboradores.
A sala, com capacidade para 100 lugares, trará uma programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação. Para além de exibição cinematográfica, o local será um espaço multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações das mais diversas linguagens artísticas, e uma área de conveniência externa, com banheiros, lanchonetes e pipoqueira.
O programa também promoverá uma capacitação técnica e artística para 10 jovens do município, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente.
O espaço foi viabilizado para garantir o acesso de todos, com rampas, piso tátil, guarda corpo e sinalização para favorecer o livre deslocamento.
O mais novo espaço de lazer e cultura da cidade será construído na rua Dom Aureliano Matos, ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, em frente à praça Perilo Teixeira, no Centro da Cidade. O prédio já foi sede da delegacia de Itapipoca. A previsão de entrega é outubro deste ano.