Assim como já previmos na VemTambém (acerca do Ceará), o Governo de São Paulo começa a apostar no ‘turismo regional’, dentro de casa, para o retorno das atividades no estado. A Secretaria de Turismo do Estado almeja um planejamento para impulsionar as viagens curtas já no fim deste ano e no começo de 2021, por meio de um plano em elaboração com o Banco Internacional de Desenvolvimento – que pretende garantir uma linha de crédito de US$ 500 milhões.

O secretário de Turismo estadual, Vinicius Lummertz, em paralelo com o Governo, trabalha na criação do que chamam de “distritos turísticos temáticos” e listou uma série de cidades e localizações que se comparam aos quatro cantos do mundo (como a Baixada Santista a Miami; o Litoral Norte ao Havaí; e parques temáticos a Orlando). O que falta, no momento, é criar uma ligação – uma rota – entre elas, assim como outras rotas tão conhecidas no Brasil, como a Rota das Emoções, por exemplo.
Também já está em execução o planejamento de criar a “Rota Cênica” e a “Rota Gastronômica”. Como o nome já propõe, a primeira visa conhecer e divulgar as paisagens, paradeiros e demais atrativos, daqueles que ‘enchem os olhos’ de quem passa pelo Estado. A rota gastronômica compreende em um (ou mais) roteiro (s) onde valoriza os produtores locais para apresentar os sabores daquela região – cada uma com suas características.
Em relação às Rotas Cênicas, estão previstas a criação de cinco:
Rota Lagamar
Rota das Cavernas
Rota da Mata Atlântica
Rota Rastro da Serpente
Rota Estrada Parque
Elas deverão valorizar as paisagens das regiões, que incluem pelo menos 15 municípios paulistas.

Lembrando que o estado de São Paulo segue um planejamento próprio de reabertura da Economia e Turismo, assim como outros estados brasileiros. Se for viajar, assegure-se de que o destino escolhido esteja apto para sua recepção.