Nos dias 19 e 20 de março o Fórum de Forró de Raiz realiza em plataforma virtual, o 1º Fórum Estadual de Forró de Raiz do Ceará. O encontro tem o objetivo de legitimar o pedido de registro das matrizes do forró junto ao Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional – Iphan através de uma programação on-line composta por mesas temáticas focadas em fortalecer as reflexões e discussões sobre as ações exigidas para a proteção do forró, o seu fomento e as necessidades da categoria.
O Fórum busca neste sentido reconhecer os protagonistas desta história, as matrizes rítmicas do forró, suas referências culturais, identificar as políticas públicas que promovam o gênero e os artistas que vivem e trabalham com essa forma de expressão.
De acordo com Américo Córdula, coordenador do Fórum no Ceará, o fórum irá trabalhar na perspectiva de gerar mecanismos que contribuam para a interação e o respeito à diversidade musical em nosso país. “É super importante neste momento nós sensibilizarmos gestores e políticos do país para uma valorização do nosso forró, enquanto patrimônio cultural da nação”, enfatiza.
O Fórum reunirá gestores, historiadores, pesquisadores, músicos, instrumentistas e brincantes da cultura popular em um ambiente virtual para refletirem as urgências reais, como políticas de enfrentamento e resistência cultural.
1º Fórum Estadual de Forró de Raiz do Ceará é uma realização da Balaio Nordeste, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará por meio do Instituto Dragão do Mar, Vila da Música e do Escritório Regional da Secult no Cariri e conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular da Universidade Federal da Paraíba (Nuplar/UFPB), da Emenda Parlamentar nº 13390003, do Deputado Federal pela Bahia, Daniel Almeida, da ONG Beatos, UFCA e Solibel.
Sobre o Fórum de Forró de Raiz
O Fórum nasceu em João Pessoa, Capital da Paraíba, no ano de 2011, com o intuito de proteger, preservar e fomentar o forró e os seus elementos constituintes tradicionais: os ritmos, as danças, os instrumentos e a formação dos grupos musicais. Foi idealizado por cantores, compositores, dançarinos, grupos culturais, pesquisadores, artistas da cultura popular e admiradores do forró e com o apoio da Associação Cultural Balaio Nordeste, que debatiam as condições de produção, circulação e preservação dos ritmos, das danças e das festas que dão forma e sentido a essa expressão cultural identitária da cultura nordestina.
Serviço:
Fórum Forró de Raiz Edição Online Ceará
Data: sexta-feira, dia 19 de março, e sábado, 20 de março
Local: Transmitido ao vivo pela plataforma Sympla e pelo Canal Forró de Raiz no YouTube.
Siga Balaio Nordeste no Instagram no Facebook